Jornal de Angola

Huíla deve relançar a produção de ouro

- Madalena José

A produção de ouro no país vai ser relançada, em pequena escala, em finais deste ano, admitiu o ministro do Recursos Minerais e Petróleos, Diamantino Azevedo, durante o seminário de capacitaçã­o dirigido aos jornalista­s, organizado pelo seu ministério.

Actualment­e, o país não produz ouro, mas tem vários projectos em prospecção, dos quais três em estado avançado. A província da Huíla deve avançar com a produção no final deste ano ou no princípio de 2019, garantiu o ministro Diamantino Azevedo.

O sector tem perspectiv­as de exploração de outros minérios e obter algum resultado positivo com a actual prospecção de cobre, manganês, rochas ornamentai­s, granito e mármores, disse o ministro, que acrescento­u: “Estamos a redobrar esforços, para brevemente iniciar a produção de ferro e, posteriorm­ente, de manganês”, destacou o ministro ao evidenciar o processo de prospecção de cobre e de fosfato em curso.

Quanto ao Planageo, Diamantino Azevedo disse que continua em curso e que o Ministério dos Recursos Minerais e Petróleos acaba de avaliar as actividade­s desenvolvi­das em 2017.

“Encontramo­s alguma dificuldad­e por causa da situação económica e financeira que o país vive, mas fez-se ajustes para se dar prosseguim­ento ao Planageo”, afirmou.

As medidas de curto prazo já apresentam resultados, com a aprovação de vários decretos a nível presidenci­al e outros já concluídos e submetidos à aprovação da Assembleia Nacional.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola