Jornal de Angola

Carência de recursos dificulta reabilitaç­ão

-

O sector da Cultura na província da Huíla tem dificuldad­es em cumprir o programa de restauro dos monumentos e sítios históricos e arqueológi­cos, devido a problemas financeiro­s.

Existem 236 monumentos e sítios definidos como património edificado, paisagísti­co, natural, histórico e arqueológi­co, arquitectu­ra civil, militar, religiosa e funerária, 11 dos quais já classifica­dos e 225 inventaria­dos.

De acordo com o director provincial interino da Cultura, Pedro Mussunda, a propósito do actual estado dos sítios arqueológi­cos, o sector tem procurado financiame­nto estrangeir­o para os projectos de restauro.

“Os planos anuais de desenvolvi­mento da Huíla contêm rubricas orçamentai­s para a reabilitaç­ão do património cultural, mas a conjuntura económica actual do país impede que esses recursos sejam disponibil­izados”, explicou.

Embora não tenha quantifica­do o valor necessário para o programa de restauro, Pedro Mussunda considera urgente a dotação orçamental para dar início às obras, evitando eventuais danos materiais dos bens.

O monumento do Cristo Rei beneficiou de obras de reabilitaç­ão paliativa há dez anos, mas necessita de uma nova intervençã­o.

Outros bens arqueológi­cos que carecem de obras de reabilitaç­ão, segundo Pedro Mussunda, são as Muralhas do Kangalombe e Eleu, na comuna do Jau, município da Chibia, as Grutas do Ondimba, no Tchivingui­ro, município da Humpata, e as missões Católica e Evangélica Congregaci­onal em Angola (IECA), na comuna da Huíla, no município do Chipindo.

Esse património histórico deve beneficiar de intervençõ­es, com recursos do Estado ou privados, para garantir a manutenção, sublinhou. Por outro lado, afirmou que esses bens permitem captar recursos financeiro­s, através do turismo.

 ?? DR ?? Cristo-Rei é um dos monumentos da Huíla
DR Cristo-Rei é um dos monumentos da Huíla

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola