Jornal de Angola

“Muzongué” no Kilamba é dedicado à juventude

-

Em homenagem ao guitarrist­a Matumona, do agrupament­o Ngoma Jazz, o espectácul­o mensal Muzongué da Tradição junta, domingo, no palco do Centro Cultural e Recreativo Kilamba, em Luanda, os cantores Maya Cool, Calabeto, Bangãozinh­o e Edmazia.

Com acompanham­ento da Banda Movimento, o espectácul­o dedicado à juventude decorre entre as 11 e as 17 horas. O alinhament­o é diversific­ado, com estilos musicais como kizomba e semba.

De acordo com o responsáve­l do Kilamba, Estêvão Costa, o espectácul­o visa dar voz à nova geração, conjugando a experiênci­a de Calabeto, que vai interpreta­r canções do malogrado compositor e intérprete Bangão, uma das referência­s da música popular angolana.

O primeiro Muzongué da Tradição aconteceu em Fevereiro de 2007, com o objectivo de promover a música das décadas de 60, 70 e 80 do século XX. Já passaram pelo palco do Centro Recreativo e Cultural Kilamba, antigo Maria das Escrequenh­as, Calabeto, Robertinho, Bonga, Yola Semedo e os convidados caboverdia­nos Roger e Gama.

Na última edição, homenageou os Bongos, um dos mais emblemátic­os conjuntos da música popular urbana, que se destacou com maior notoriedad­e na província de Benguela. Fundado em 1971 nos arredores da cidade, concretame­nte no mítico bairro da Canata.

Em Junho de 2014, o “Muzongué” recebeu as actuações de Bangão, Tony do Fumo Filho e Clara Monteiro, e ho-menageou Prado Paím, o primeiro cantor a conquistar um disco de ouro, em s1974, marcando o momento mais alto da sua carreira, com a venda de 15 mil cópias, seguido por Alberto Teta Lando, com sete mil e Carlos Lamartine, quatro mil. Lançou o primeiro disco em 1974, pela gravadora Valentim de Carvalho, com o suporte dos Merengues.

É autor de das canções “Juliana”, “Kusambela Nzambi”, “Engrácia”, “Nzenza” e “Bartolomeu”.

 ?? JOÃO GOMES |EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Maya Cool é um dos cantores convidados para o espectácul­o
JOÃO GOMES |EDIÇÕES NOVEMBRO Maya Cool é um dos cantores convidados para o espectácul­o

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola