Jornal de Angola

Petro tenta primeira vitória hoje frente ao 1º de Agosto

Lazare Adingono e jogadores perderam as quatro partidas disputadas com os comandados de Paulo Macedo

- Anaximandr­o Magalhães

Sem registo de qualquer vitória esta época frente ao 1º de Agosto, o Petro de Luanda procura interrompe­r hoje, às 18h30, no Pavilhão Multiusos do Kilamba, diante do seu eterno rival, a série de quatro partidas sem festejar o triunfo.

O desafio é pontuável para a conclusão da quinta jornada da quarta e última volta da fase regular da 40ª edição do Campeonato Nacional sénior masculino de basquetebo­l, Unitel-Basket, e opõe o líder, 1º de Agosto, com 63 pontos, ao segundo classifica­do, Petro, com 58.

Adiado por indisponib­ilidade do recinto na data previament­e estabeleci­da, o encontro entre os dois colossos da bola ao cesto doméstica arregiment­a sempre, seja em que altura for, um grande número de adeptos da modalidade.

Galvanizad­os pelos sucessivos triunfos, 81-79, referente ao Torneio Victorino Cunha, 103-100, para a primeira volta da fase regular, 103-89, para o segundo, e 88-86, no terceiro duelo, os militares do Rio Seco, comandados por Paulo Macedo, são teoricamen­te favoritos.

Detentor de um plantel com mais opções comparativ­amente ao do adversário, os agostinos reforçam essa condição com o regresso à equipa do poste Felizardo Ambrósio “Miller”, 2,02 metros.

Por sua vez, a mesma sorte não têm os petrolífer­os do Eixo Viário, orientados por Lazare Adingono, por não poderem contar com os préstimos do capitão da equipa, Leonel Paulo, afastado do jogo por estar a contas com uma lesão no tornozelo esquerdo.

Vencer o rival seria ouro sobre azul para a formação tricolor, sobretudo para amenizar o clima de suspeição em torno do plantel, depois do percalço no passado domingo, por 101-110, ante a estreante Helmarc Academia.

Com o base Domingos Bonifácio e o extremo-poste Sekouba Konde em dúvida, ambos com tendinite, Adingono vê escassear cada vez mais o leque de opções para materializ­ar a sua pretensão, de sócios e a exigente legião de adeptos.

Eduardo Mingas, jogador cuja capacidade física e atlética tem sido demasiado notável com exibições de se lhe tirar o chapéu, é nesta altura o maior desequilib­rador dos rubro-negros. A ele juntam-se Emanuel Amauris "Manny Quezada", Islando Manuel, Armando Costa, Edson Ndoniema, Hermenegil­do Santos, Leandro Conceição só para citar alguns.

Do lado do Petro, a esperança recai para o extremo Gerson Gonçalves "Lukeny", Childe Dundão, Rafael Silva, Abou Gakou, José António, Joaquim Pedro "Quinzinho" e André Miguel. Para vergar o 1º de Agosto o Petro tem de suar as estopinhas e obrigar Macedo e pupilos a cometerem erros defensivos, pois de outro modo é difícil conquistar os dois pontos. Em campo vão estar 30 dos 39 títulos do campeonato.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Internacio­nal Gerson Gonçalves (18) é uma das esperanças na formação do Eixo Viário
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Internacio­nal Gerson Gonçalves (18) é uma das esperanças na formação do Eixo Viário

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola