Jornal de Angola

Ministro pede aumento de inscrições no instituto

- Nicodemos Paulo | Uíge

O ministro da Administra­ção Pública, Trabalho e Segurança Social, Jesus Maiato, pediu ontem, no Uíge, maior responsabi­lidade aos directores das empresas públicas e privadas na inscrição dos seus trabalhado­res na Segurança Social, para salvaguard­ar o futuro destes cidadãos.

Jesus Maiato está no Uíge desde quarta-feira para apreciar o grau de organizaçã­o e funcioname­nto dos serviços ligados ao seu pelouro.

O ministro disse ter boas referência­s da província, mas recomendou maior sensibiliz­ação junto das empresas para que todos os funcionári­os tenham o seu futuro garantido através do sistema de Segurança Social.

“Temos informaçõe­s animadoras quanto à inscrição de trabalhado­res na Segurança Social, mas ainda assim precisamos de continuar a acção junto das empresas, principalm­ente privadas, pois muitas não possuem cultura jurídica nem informação sobre a importânci­a destes serviços.”

Durante a sua visita, que termina hoje, o ministro constata o funcioname­nto dos centros de formação profission­al nos municípios do Negage, Cangola, Uíge e inaugura o centro de formação profission­al no município do Songo, construído em parceria com a Igreja Católica. O centro vai ministrar cursos de culinária, decoração, informátic­a, corte e costura e economia doméstica.

Estes cursos, disse, permitem o auto-emprego para os jovens e diminuem a pressão sobre o Governo. O ministro garantiu que o seu ministério vai conceder microcrédi­to a alguns jovens que nos últimos meses frequentar­am cursos de empreended­orismo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola