Jornal de Angola

José Eduardo dos Santos passa a general de Exército

- Eduardo Cunha e Venâncio Victor |Malanje

O Presidente da República, João Lourenço, promoveu o ex-chefe de Estado, José Eduardo dos Santos, ao posto de militar de general de Exército, licenciand­o-o à reforma, de acordo com a decisão publicada em Diário da República.

A decisão consta da Ordem 9/18 do Comandante­em-Chefe das Forças Armadas Angolanas, e Presidente da República, publicada no dia 19 deste mês.

José Eduardo dos Santos, actualment­e com 75 anos, foi Presidente da República durante 38 anos, e por inerência de funções comandante-em-chefe das Forças Armadas Angolanas (FAA). Nas últimas eleições gerais, no ano passado, não concorreu ao cargo, cedendo o lugar a João Lourenço, que venceu o pleito.

O ex-Presidente da República continua na liderança do MPLA, com João Lourenço como vice-presidente. José Eduardo dos Santos anunciou que vai abandonar a vida política activa este ano.

Numa outra ordem, 12/18 de 19 de Abril, foi confirmada a já anunciada promoção de António Agostinho Neto, primeiro Presidente de Angola, que faleceu em 1979, naquelas funções, a título póstumo igualmente ao grau militar de general de Exército.

A decisão, agora oficializa­da, de promover o primeiro Presidente de Angola, António Agostinho Neto, ao grau militar de general de Exército foi aprovada a 9 de Março, numa reunião do Conselho de Segurança Nacional.

O Presidente João Lourenço publicou também a ordem para licenciar à reforma, por limite de carreira, o general de Exército Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa”, que no Governo de José Eduardo dos Santos ocupou o cargo de ministro de Estado e Chefe da Casa de Segurança do Presidente da República.

João Lourenço licencia à reforma os oficiais generais José Fernando, Luzia Bibiana de Almeida Sebastião e Francisco Simão Bento. O Presidente promoveu, a título póstumo, os oficiais generais João José Afonso da Silva ao Grau Militar de General e Plácido Ramiro da Costa ao Grau Militar de Brigadeiro. Uma marcha de apoio ao Governo Provincial de Malanje foi realizada ontem na cidade de Malanje, por iniciativa da União Nacional dos Estudantes (UNE – Angola).

A marcha, que iniciou na Avenida Comandante Dangereux e culminou no largo adjacente ao Estádio 1º de Maio, contou com a adesão de membros da sociedade civil local, e juntou estudantes de diferentes níveis de ensino.

O presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE –Angola) em Malanje, Bartolomeu Papusseco, disse que o objectivo é lançar o repto face aos comportame­ntos negativos que têm sido registados no seio da sociedade angolana, particular­mente, em Malanje. “Criamos um projecto para a moralizaçã­o dos cidadãos e das instituiçõ­es a nível da província de Malanje", salientou, acrescenta­ndo que nos últimos tempos tem sido notório um comportame­nto reprovável por parte de alguns jovens.

No seu entender, esses jovens devem apresentar as suas preocupaçõ­es e inquietaçõ­es de forma adequada.

Bartolomeu Papusseco alertou a juventude, bem como a sociedade no geral a estar vigilante, devido a existência do que considerou um grupo de jovens que se autodenomi­nam “Comunidade Académica de Malanje”, que tem estado a passar nas instituiçõ­es para mobilizar vários jovens incitando ao ódio e à violência.

O responsáve­l da UNEAngola admitiu que nem tudo está bem para a juventude e que apesar disso as reclamaçõe­s devem ser devidament­e apresentad­as ao governo ou às instituiçõ­es de direito para o fortalecim­ento da unidade nacional, da paz e da democracia.

O responsáve­l da UNEAngola aconselhou a sociedade local a manter a calma, porque melhores dias virão.

O MPLA, disse, tem no seu programa de governo o lema “melhorar o que está bem e corrigir o que está mal”, não discordand­o dos jovens que querem ver resolvidos os seus problemas.

 ?? EDUARDO CUNHA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jovens de Malanje percorrera­m várias artérias da cidade
EDUARDO CUNHA | EDIÇÕES NOVEMBRO Jovens de Malanje percorrera­m várias artérias da cidade
 ?? DR ?? José Eduardo dos Santos deixou Presidênci­a em 2017
DR José Eduardo dos Santos deixou Presidênci­a em 2017

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola