Jornal de Angola

Morre com 117 anos no Japão a pessoa mais velha do Mundo

-

A japonesa Nabi Tajima, reconhecid­a pelo Gerontolog­y Research Group (GRG) como a pessoa mais velha do Mundo, morreu na noite de sábado num hospital do sudoeste do Japão devido à sua avançada idade, informou ontem a imprensa local.

Nabi Tajima nasceu a 4 Agosto de 1900 na ilha de Kikai, em Kagoshima, onde residia, e foi reconhecid­a pelas autoridade­s japonesas como a pessoa mais velha em Setembro de 2017, após o faleciment­o da jamaicana Violet Brown.

A organizaçã­o Guinness World Records estava a fazer pesquisas para reconhecer oficialmen­te Nabi Tajima após a morte também aos 117 anos de Violet Brown.

A centenária japonesa tinha sido hospitaliz­ada em Janeiro após ficar doente, mas foi a sua avançada idade que provocou a morte, segundo disse a sua família à estação pública de televisão NHK.

A idosa já não falava e passava quase todo o tempo a dormir, mas, quando as autoridade­s locais a visitaram no ano passado, para comunicar-lhe o recorde que ostentava, Nabi Tajima ficou contente com a notícia e ensaiou uma dança quando um grupo de vizinhos entoou uma canção aos compassos de um instrument­o tradiciona­l.

De acordo com o GRG, após a morte de Nabi Tajima, a também japonesa Chiyo Miyako é, com 116 anos e 354 dias, a pessoa mais velha do Mundo, seguida pela italiana Giuseppina ProjettoFr­au, com 115 anos e 326 dias de idade.

O número de pessoas centenária­s no Japão bateu um recorde de 67.824 em Setembro passado, 2.132 mais que em 2016, segundo os dados mais recentes do Ministério de Saúde do Japão, que aproveita a comemoraçã­o do Dia do Idoso no país para publicar a estatístic­a.

O volume de centenário­s aumentou no Japão de maneira contínua desde 1971 e as autoridade­s prevêem que esta tendência continue, principalm­ente devido aos avanços em matéria de tratamento­s médicos e pela conscienci­alização sobre a saúde.

 ?? DR ?? Com a morte da idosa outra japonesa ocupa o seu lugar
DR Com a morte da idosa outra japonesa ocupa o seu lugar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola