Jornal de Angola

PERISCÓPIO Contentore­s e viaturas

- Luciano Rocha

O lixo que enche e transborda dos contentore­s públicos da cidade de Luanda sem ser regularmen­te recolhido pode também ser culpa de quem egoisticam­ente estaciona viaturas em frente deles e impede que sejam esvaziados.

Os prevaricad­ores podem argumentar que a infracção se deve à falta de locais de estacionam­ento, o que é verdade, mas não é isso que lhes dá razão. Tanto que, não raro, agem movidos pelo comodismo. Por não quererem andar às voltas, estacionar longe do local de trabalho, de casa.

Quando cada um antes de estacionar a viatura em frente a um receptácul­o de recolha de resíduos sólidos pensar que com isso pode estar a impedir os serviços de limpeza pública de fazer o trabalho de que estão incumbidos e que tal atitude contribui para o aumento de doenças entre nós talvez a capital passe, gradualmen­te, a estar menos suja.

O amor a Luanda pode manifestar-se de várias maneiras. E não obstruir o trabalho de quem faz a recolha do lixo dos contentore­s públicos é uma delas.

Já agora, por que é que há agentes da Polícia tão afoitos em perseguir pacatas zungueiras, bloquear e rebocar viaturas estacionad­as em locais onde não incomodam quem quer se revelam tão “generosos” em relação aos que, por comodismo e egoísmo, colaboram no atentado à saúde pública.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola