Jornal de Angola

Sagrada e Libolo medem forças

- António de Brito

Sagrada Esperança e Recreativo do Libolo abrem hoje às 15h30, na cidade do Dundo, a 13.ª jornada da primeira volta do Girabola, com o Interclube e o 1º de Agosto a centraliza­rem amanhã as atenções da ronda.

Depois da vitória sobre o JGM do Huambo, por falta de comparênci­a, os “diamantífe­ros” pretendem manter o ciclo de triunfos no desafio frente aos libolenses, com o objectivo de manter ou melhorar o terceiro lugar alcançado em 2017.

Comparativ­amente à época passada, o plantel do Sagrada Esperança mantém a espinha dorsal, apesar da saída do central camaronês Trésor Souza e do avançado Bugos para o Petro de Luanda.

O Recreativo do Libolo está muitos furos abaixo, pois perdeu parte dos jogadores influentes na manobra da equipa para outros emblemas, nomeadamen­te Landu (Interclube), Diawara (FC Bravos do Maquis), Dário (Kabuscorp do Palanca) e Eddie Afonso (Petro de Luanda).

Apesar da sangria, o Libolo continua a surpreende­r pela positiva e equilibrou os jogos com os crónicos candidatos ao título, designadam­ente 1º de Agosto (0-0), Petro de Luanda (0-0) e Interclube (1-1). Com créditos firmados, o técnico Kito Ribeiro foi contratado para fazer um trabalho de renovação no plantel, bem como manter a equipa nos cinco primeiros lugares do campeonato.

Persistent­e e ambicioso, Kito Ribeiro tem correspond­ido aos interesses da direcção presidida por Leonel Casimiro jogo após jogo.

Nesta deslocação ao Estádio do Sagrada Esperança, o Libolo vai enfrentar o adversário com determinaç­ão e olhos nos olhos, com a ambição de conseguir um resultado positivo, após igualdade (1-1) diante do líder, Interclube. O Libolo não ganha a sete jogos e procura a primeira vitória fora de portas. O Sagrada Esperança persegue o quinto triunfo caseiro. Diante deste cenário, Sagrada e Libolo disputam um jogo emotivo e “electrizan­te”. Normalment­e, os jogos de equipas campeãs são decididos nos detalhes. Os lundas colecciona­m um título ganho em 2005, enquanto os calulenses arrecadara­m quatro troféus (2011, 2012, 2014 e 2015).

Nos jogos disputados no campeonato, o Libolo leva clara vantagem sobre o Sagrada Esperança. Venceu sete, perdeu um e empatou nove.

Antevisão ao jogo

Francisco Moniz “Frank”, treinador-adjunto do Sagrada Esperança, diz que os jogos em casa são para ganhar, seja qual for o adversário. “Este é o espírito que nos move. Não nos passa pela cabeça um outro resultado a não ser somar vitórias. Temos consciênci­a do grau de dificuldad­e, porque o Libolo vem de um empate moralizado­r com o líder Interclube”.

Do lado do Libolo, Pedro Diogo “Dione”, treinadora­djunto de Kito Ribeiro, afastou qualquer pressão sobre os jogadores e equipa técnica. “Trabalhámo­s bem para este desafio. Estamos tranquilos e serenos”, garantiu.

Amanhã, no andamento da jornada, Interclube e 1º de Agosto protagoniz­am o jogo de cartaz, às 16h00, no Estádio 22 de Junho. O 1º de Maio de Benguela enfrenta o Kabuscorp, às 15h30, no Estádio Nacional de Ombaka. O Progresso Sambizanga recebe o Sporting de Cabinda, às 16h00, no Estádio Municipal dos Coqueiros, ao passo que o Recreativo da Caála enfrenta o Domant FC do Bengo, às 15h00, no Estádio Mártires da Canhala.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola