Jornal de Angola

Descoberto­s 200 corpos em quatro valas comuns

-

Os restos mortais de pelo menos 200 pessoas foram encontrado­s em quatro valas comuns do genocídio cometido no Ruanda em 1994 e descoberta­s numa aldeia na periferia de Kigali, informou ontem o director do memorial do extermínio.

Segundo Honore Gatera, os restos mortais foram encontrado­s esta semana na localidade de Rusororo, após vários dias de escavações realizadas por moradores da região, que cavaram até 20 metros de profundida­de.

“Esconder corpos foi uma das formas utilizadas para apagar todos os vestígios do genocídio cometido. Os corpos encontrado­s em Rusororo não serão os últimos”, garantiu o mesmo responsáve­l.

Na sua opinião, esta descoberta, 24 anos depois dos acontecime­ntos, não é uma surpresa. Gatera indicou que os corpos serão enterrados num lugar “digno”.

Acrescento­u ainda que, quando os corpos foram exumados no domingo, alguns sobreviven­tes do genocídio tentaram identifica­r os entes queridos perdidos em 1994 com base nas roupas encontrada­s nas valas.

A principal organizaçã­o de sobreviven­tes, Ibuka, acredita que esses 200 corpos pertencem a um grupo de 3 mil pessoas mortas em Rusororo durante o genocídio e cujos corpos nunca foram encontrado­s.

O genocídio de Ruanda, instigado pelo regime extremista hutu, causou cerca de 800 mil mortes entre Abril e Julho de 1994, especialme­nte entre a minoria tutsi, mas também entre hutus moderados.

 ?? DR ?? Ossadas estavam a mais de vinte metros de profundida­de
DR Ossadas estavam a mais de vinte metros de profundida­de

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola