Jornal de Angola

Rússia e China elogiam entendimen­to

-

O governo russo encorajou as “novidades muito positivas” relativame­nte à paz entre as duas Coreias, que ontem anunciaram a intenção de acabar este ano com a guerra, de forma permanente. “Esta é uma notícia muito positiva”, disse aos jornalista­s o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov.

O Presidente russo, Vladimir Putin, “sublinhou repetidas vezes que uma solução viável e estável da situação na península coreana só podia basear-se no diálogo directo e hoje vemos que o diálogo directo se concretizo­u”, sublinhou.

A República Popular da China elogiou o encontro entre o líder da Coreia do Norte e o Presidente da Coreia do Sul e saudou a “coragem” dos dirigentes dos dois países, tendo considerad­o a cimeira “um momento histórico”.

“A China aplaude a etapa histórica alcançada pelos dois dirigentes, admiramos a coragem e esperamos que as resoluções políticas venham a atingir frutos positivos”, declarou Hua Chunying, portavoz do Ministério dos Negócios Estrangeir­os.

A China, tida como aliado estratégic­o e principal parceiro comercial de Pyongyang, desempenho­u um papel importante na reaproxima­ção entre as Coreias, tendo sido, inclusive, o primeiro e único país a ser visitado pelo líder norte-coreano, em véspera da cimeira inter-coreana.

O facto foi interpreta­do por vários analistas políticos como tendo sido uma ocasião para que o líder norte-coreano pudesse aconselhar-se com o Presidente chinês, Xi Jinping, sobre a cimeira que estava a ser preparada.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola