Jornal de Angola

Mina de Catoca anuncia lucros de Janeiro a Abril

- João Salvo|Saurimo

A mina de Catoca obteve, de Janeiro a Abril, lucros líquidos avaliados em cerca de 40 milhões de dólares, revelou quinta-feira o director-geral da Sociedade Mineira de Catoca (SMC), numa conferênci­a de imprensa realizada para assinalar o Dia do Trabalhado­r Mineiro.

Serguei Amelin confirmou que a mina de Catoca produziu, durante o ano passado, 7,7 milhões de quilates de diamantes resultante­s da extracção e tratamento de mais de 11 milhões de toneladas de mineiro.

Para o director-geral, apesar destes resultados, a empresa não conseguiu o volume de rendimento­s projectado, notando que, em 2017, foram registadas “alterações no sistema de vendas e de organizaçã­o de preços.

As operações no projecto Luaxe, um importante kimberlito explorado pela Sociedade Mineira de Catoca (SMC) na Lunda-Sul, resultaram, em 2017, na remoção em cinco milhões de metros cúbicos (m3) de matérias residuais, com o que restam apenas 20 m3 para se atingir o minério.

Sergei Amelin disse que se prevê, como fases seguintes, a extracção de amostragen­s e, depois disso, os primeiros diamantes.

Serguei Amelin confirmou que a mina de Luaxe será duas vezes maior que a de Catoca - considerad­a como o quarto maior kimberlito do mundo a céu aberto - prevendo-se obter ali uma produção situada entre 800 mil e um milhão toneladas de minério.

 ?? JÃO SALVO | EDIÇÕES NOVEMBRO |SAURIMO ?? Director-geral da Sociedade Mineira de Catoca, Serguei Amelin
JÃO SALVO | EDIÇÕES NOVEMBRO |SAURIMO Director-geral da Sociedade Mineira de Catoca, Serguei Amelin

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola