Jornal de Angola

Escola do Comércio forma 200 técnicos

- Ana Paulo

A Escola Nacional do Comércio (ENCO) formou, nos últimos dois anos, mais de 200 quadros do sector público e privado, em cursos de nível técnico-profission­al, anunciou terça-feira, ao Jornal de Angola, o director-geral daqueles serviços.

Almeida Manuel afirmou que, só no primeiro trimestre deste ano, 29 técnicos do Entreposto Aduaneiro de Angola (EAA), entreposto­s comerciais e centros de logística e distribuiç­ão (CLODE) receberam formação da ENCO nos domínios de Gestão de Stocks, Aprovision­amento, Fiel de Armazém e Segurança Alimentar.

Segundo o director-geral, o ciclo formativo foi realizado no âmbito de uma parceria estabeleci­da entre a ENCO e o EAA, inerente à formação técnico-profission­al direcciona­da para o reforço da capacidade dos técnicos com um conjunto de conhecimen­tos imprescind­íveis, para o correcto desempenho das suas funções.

Almeida Manuel avançou que a escola acaba de adicionar oito cursos - balconista, contabilid­ade e fiscalizaç­ão, gestão patrimonia­l, organizaçã­o e gestão de eventos, promoção de vendas e técnicos de laboratóri­o -, aos 25 que já tinha como matéria curricular.

A ENCO foi implementa­da em 1977 para operar no domínio do ensino técnico-profission­al, estando afecta ao Ministério do Comércio. Tem representa­ções em Benguela e Huambo e dedica-se à formação dos funcionári­os da tutela, de jovens à procura do primeiro emprego, agentes administra­tivos de outros departamen­tos ministeria­is e do sector privado.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola