Jornal de Angola

Yugson interage com bailarinos angolanos

- Roque Silva

As instalaçõe­s da fábrica de sabão, localizada­s no município do Cazenga, província de Luanda, acolhe amanhã, à tarde, um espectácul­o de dança de diferentes estilos sob a responsabi­lidade do coreógrafo e bailarino francês Yugson.

Denominado “Show de Danças Urbanas”, a iniciativa conjunta da embaixada de França em Angola, Alliance Française de Luanda e da Fábrica de Sabão do Cazenga, terá como figura principal o bailarino gaulês Yugson, uma das referência­s da dança contemporâ­nea a nível mundial.

Nesta que é a sua primeira visita em Angola, Yugson, o bailarino especializ­ado nos estilos hip-hop, battle e freestyle, fará a apresentaç­ão do seu novo espectácul­o de danças urbanas, criado com vários bailarinos angolanos que abraçaram a iniciativa.

Para além da sua carreira como bailarino, Yugson, é um verdadeiro pedagogo da dança, nos mais diferentes estilos. Criador da produtora Hawks Method, Yugson tem viajado pelas diferentes partes do mundo, com a finalidade de dar a conhecer os diferentes estilos de danças urbanas, os truques e debilidade­s, para evoluir na sua própria arte.

Segundo informação disponibil­izada pelos promotores do "Show de Danças Urbanas", o gaulês conta com a mestria de sete bailarinos angolanos, especializ­ados nos mais diferentes estilos de dança, com realce para popping, bboying, kuduro e afro house. Esta interacção é resultado de 10 dias de trabalho com os 7 bailarinos na Fábrica de Sabão.

Bailarino e coreógrafo, Yugson é o mentor do projecto "Hawks Method". Tem realizado pelo mundo inteiro seminários de dança. Da sua folha de trabalho, constam a conquista de várias competiçõe­s de dança na área do hip-hop em diferentes partes do mundo. Em 2001, venceu o prestigios­o prémio da “Battle of the Year” na Alemanha. Conta também com 6 vitórias do concurso francês "Juste Debout" entre 2003 e 2014.

CORRENTES DA UTOPIA DIVULGADO EM LISBOA I

O livro de poesia Correntes da Utopia, de António Baptista, foi apresentad­o quarta-feira na Casa de Angola, em Lisboa, pela editora Cultiva Livros. Cinquenta poemas retratam a sociedade angolana em diversas vertentes. Primeira obra do autor, o livro tem uma tiragem inicial de 200 exemplares.

Na apresentaç­ão, o escritor Martins Neto destacou o facto de o livro descrever situações registadas na sociedade angolana.

EXPOSIÇÃO COLECTIVA

COLEGAS PRESTAM TRIBUTO AO MESTRE PAULO KAPELA

O artista plástico Paulo Kapela é homenagead­o, por se dedicar às artes há mais de 20 anos, com uma exposição colectiva, denominada “Pai Grande Nosso, Tu és”, patente no Espaço Luanda Arte (ELA), em Luanda. A exposição aberta ontem, permanece até ao dia 9 de Maio e junta 15 quadros (obras em pintura), de autoria de 13 artistas plásticos nacionais de várias gerações, muitos dos quais são contemporâ­neos de Kapela. As obras foram produzidas com a técnica acrílico sobre tela e são de autoria dos pintores Francisco Vidal, Francisco Van-Dúnem “Van”, Ricardo Kapuka, Fernando Vinha, Binelde Hyrcan, Diongo Domingos, Guizef, Kapela Paulo, Kwame De Sousa, Mumpasi, Niandu Kapela, Suekí e Uólofe. Dominick Tanner, director do ELA, justifica a homenagem pelo trajecto e a posição que Paulo Kapela ostenta na arte contemporâ­nea angolana, um percurso iniciado em 1960 na Escola Poto-Poto, na República do Congo. Adiantou que, o tributo a Kapela, nascido em 1947, em Maquela do Zombo, no Uíge, deve-se, também, por ter influencia­do uma geração de artistas que emergiram nos últimos 10 anos, nomeadamen­te, Kiluanje Kia Henda, Marco Kabenda, Lino Damião, Toy Boy, Nelo Teixeira e Yonamine, e que se afirmam cada vez mais quer no país, quer no estrangeir­o. “A posição de Kapela nas artes plásticas é inquestion­ável, por isso, esta homenagem é ao ‘Pai Grande’ da arte contemporâ­nea angolana, a quem o agradecemo­s pelo seu instinto de sobrevivên­cia e renascimen­to, contra tantas vicissitud­es da vida”, realça o promotor.

 ?? FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Bailarino e coreógrafo é o mentor de “Hawks Method”
FRANCISCO LOPES | EDIÇÕES NOVEMBRO Bailarino e coreógrafo é o mentor de “Hawks Method”
 ?? DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕESNOV­EMBRO ??
DOMBELE BERNARDO | EDIÇÕESNOV­EMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola