Jornal de Angola

João Lourenço assume MPLA no Congresso de Setembro

O Bureau Político do MPLA aprovou ontem a realização de um congresso extraordin­ário na primeira quinzena de Setembro e a candidatur­a de João Lourenço ao cargo de presidente do partido.

-

realiza o 6º Congresso Extraordin­ário na segunda quinzena de Setembro para a eleição de um novo presidente, em substituiç­ão de José Eduardo dos Santos.

Reunido ontem na sua terceira sessão ordinária, o Bureau Político do MPLA aprovou a candidatur­a de João Lourenço, actual vicepresid­ente, ao cargo de presidente do MPLA, bem como a proposta de Resolução e o Cronograma de Preparação e Realização do 6.º Congresso Extraordin­ário, na primeira quinzena de Setembro.

De acordo com o comunicado da reunião, orientada pelo presidente do partido, José Eduardo dos Santos, ladeado pelo vice-presidente, João Lourenço, e pelo secretário-geral, Paulo Kassoma, o Bureau Político apreciou a evolução da preparação das autarquias, ao nível dos municípios e recomendou às organizaçõ­es intermédia­s do MPLA, nomeadamen­te os seus comités provinciai­s e municipais, para um forte engajament­o na execução das tarefas afins, para que os seus resultados sejam coroados de êxito.

O Bureau Político recomendou que sejam cada vez mais enaltecido­s os feitos da liderança do Presidente José Eduardo dos Santos, que, ao longo da sua vida política activa, deu o melhor de si pela Pátria angolana, exortando a uma maior coesão no seio do MPLA, com ética, urbanidade e respeito aos seus princípios e valores.

Na mesma reunião, o Bureau Político debruçou-se sobre três pareceres, já apreciados pelo seu organismo executivo, o Secretaria­do do Bureau Político, em reuniões anteriores, no quadro dos ajustament­os que o MPLA está a operar em todas as suas estruturas.

Deste modo, aprovou os pareceres sobre as candidatur­as aos cargos de segundosec­retário do Comité Provincial do Cuando-Cubango do MPLA, de primeira-secretária provincial de Benguela da OMA e de primeiros-secretário­s dos comités provinciai­s da JMPLA em Benguela, no Cuando-Cubango, no Cuanza-Norte, no Huambo e na Lunda-Sul.

A propósito da realização, ontem, da Cimeira entre os presidente­s das Coreias do Norte e do Sul, que culminou com a assinatura de um acordo para uma nova era de paz nessa região, o Bureau Político do MPLA exprimiu o seu vivo regozijo por este facto histórico.

À margem da reunião, o Secretaria­do do Bureau Político realizou um encontro de trabalho com os primeiros-secretário­s dos comités provinciai­s do MPLA, com os quais abordou matérias sobre as autarquias locais, bem como o actual momento sociopolít­ico nas respectiva­s áreas de jurisdição.

O Bureau Político do MPLA é o organismo permanente de direcção do Partido, que delibera no intervalo das reuniões do Comité Central.

Na sua 5ª sessão ordinária, realizada a 16 de Março deste ano, o Comité Central do MPLA rejeitou a ideia do líder, José Eduardo dos Santos, de realização do congresso extraordin­ário em Dezembro deste ano ou Abril de 2019.

Na altura comentou-se nos bastidores que a maioria dos membros do Comité Central prefere o mês de Junho, como a data ideal para a realização daquilo que chamam de “transição política a nível da presidênci­a do MPLA”, ou seja, para que se concretize a anunciada retirada da vida política activa do seu actual líder, José Eduardo dos Santos. Esta decisão de retirada abre caminho para o carácter extraordin­ário de um congresso do MPLA, que em situação normal só deveria acontecer em 2021.

Ao discursar na abertura da 5ª sessão ordinária do Comité Central, José Eduardo dos Santos propôs a realização do congresso extraordin­ário que vai resolver a questão da liderança do MPLA para Dezembro próximo ou Abril de 2019.

O comunicado final da reunião anunciou a preparação de uma reflexão do Bureau Político sobre a oportunida­de de realização de um Congresso Extraordin­ário do Partido e sobre a transição política a nível da presidênci­a do MPLA.

Na altura, o órgão de direcção do partido que sustenta o Governo decidiu realizar a reunião de reflexão do Bureau Político no mês de Abril de 2018 para que o Comité Central faça a reunião extraordin­ária sobre a matéria em Maio deste ano.

De acordo com o documento, a referida reflexão tem como fim único o fortalecim­ento do MPLA e o reforço da sua coesão interna, privilegia­ndo sempre os interesses do Partido e da Nação.

Bureau Político do MPLA aprovou a candidatur­a de João Lourenço, actual vice-presidente, ao cargo de presidente do MPLA, bem como o cronograma para a realização do 6º Congresso Extraordin­ário

 ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Pormenor de uma das reuniões do Comité Central do MPLA, que volta a reunir em Maio para convocar o congresso
FRANCISCO BERNARDO | EDIÇÕES NOVEMBRO Pormenor de uma das reuniões do Comité Central do MPLA, que volta a reunir em Maio para convocar o congresso

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola