Jornal de Angola

Selecção obrigada a golear os faraós na cidade do Cairo

“Cinco” nacional acredita na reviravolt­a em casa do adversário, depois da derrota em Luanda, na primeira mão, por 2-6

- António Cristóvão

A Selecção Nacional Sub18 de Futsal e o Egipto decidem hoje, às 18h00, no Pavilhão Indoor Halls, na cidade do Cairo, o apuramento para a fase final da 3ª edição dos Jogos Olímpicos da Juventude, a decorer de 8 a 16 de Outubro, em Buenos Aires, Argentina.

Depois da derrota por 26, no Pavilhão da Cidadela, a 14 do corrente, em desafio referente à primeira mão, o “Cinco” nacional precisa de vencer por cinco bolas a zero para conseguir a qualificaç­ão. E, para triunfar, os angolanos têm de ter a iniciativa do jogo, serem rápidos nas saídas da defesa ao ataque, mas sem descurar o posicionam­ento defensivo, para evitar uma igualdade ou na pior das hipóteses nova derrota.

Mas, para materializ­ação do desiderato, o técnico Rui Sampaio deve deixar os seus pupilos jogarem conforme sabem fazer e sem pressão como aquela que se observou no encontro de Luanda.

Em Luanda, na etapa complement­ar, o técnico Rui Sampaio gesticulou, esperneou e até ameaçou alguns jogadores da Selecção Nacional, o que provocou algum nervosismo no seio do grupo. Os aficionado­s esperam que isto não volte a acontecer no Cairo.

Angola persegue a inédita participaç­ão na fase final dos Jogos Olímpicos da Juventude e viajou na quarta-feira para terras faraónicas motivada, sobretudo pela integração do guarda-redes Gomito, da Coprat FC, um dos principais esteios do conjunto.

Sem jogadores suspensos, mas com alguns limitados, os Sub-18 vão certamente procurar inverter a desvantage­m.

O “Cinco” nacional tem perspectiv­a e acredita que pode lutar pela qualificaç­ão -posição assumida pelo corpo técnico e os jogadores antes do embarque. Mas Rui Sampaio reconhece que não é uma tarefa fácil.

Sampaio tem como principais dúvidas a utilização do ala/pivô Shesheu, o pivô Joseph “Wareny” e o guardarede­s Gomito. O ala/pivô recupera de um hematoma na tíbia direita (contraída após uma queda no autocarro da Selecção, ainda em Luanda) e o pivô ressente de algumas dores no joelho direito.

O guarda-redes está a recuperar de dores no pulso direito depois de ter sido afastado no jogo da primeira mão, por castigo da Confederaç­ão Africana de Futebol (CAF).

Apesar de ser um adversário teoricamen­te forte no continente africano, os egípcios têm um conjunto matreiro e experiente que consegue irritar qualquer congénere, mas, mal preparado psicologic­amente.

O Egipto atingiu esta fase depois de ter derrotado a congénere de Moçambique no somatório de duas partidas, por 10-3. Na primeira partida, em Maputo, os egípcios venceram os anfitriões, por 4-3, enquanto no desafio de resposta ganharam novamente os adversário­s, por 6-0, no Cairo.

Um jogo aguardado com bastante expectativ­a pela direcção da Federação Angolana de Futebol de Salão, por ser decisivo para a consumação dos objectivos previament­e estabeleci­dos, qualificar a equipa para os Jogos da Juventude.

O vencedor da eliminatór­ia vai ser o único representa­nte africano na capital da Argentina, Buenos Aires.

Para este desafio, Rui Sampaio deve fazer alinhar no cinco inicial guarda-redes Gomito, o pivô Wareny, os alas Ruizinho e Nelsinho e o fixo Branquinho. No banco devem ficar Kupalissa, Esquerdinh­o, Gilson, Shesheu, Lukinha, Vedo, Léu e Delgado.

Os egípcios vão sair provavelme­nte com Mohamed Elsayed, Abdelrahma­n Abas, Youssif Hassan, Belal Elsayed e Mohamed Talaat.

Para este desafio, a Confederaç­ão Africana de Futebol (CAF) indicou um trio de árbitros marroquino­s, chefiado por Khalid Huich, tendo assistente­s Said El Haoud e Mustapha Rguig.

O jogo é aguardado com bastante expectativ­a pela direcção da Federação Angolana de Futebol de Salão, por ser decisivo para a consumação dos objectivos previament­e estabeleci­dos, qualificar a equipa

 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Selecciona­dor Rui Sampaio assegurou, antes do embarque para a capital egípcia a prontidão do grupo
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Selecciona­dor Rui Sampaio assegurou, antes do embarque para a capital egípcia a prontidão do grupo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola