Jornal de Angola

Cabo Verde apoia autarquias

Presidente da República, João Lourenço, e o Primeiro-Ministro cabo-verdiano, Ulisses Correia e Silva, passaram em revista questões de interesse bilateral, bem como multilater­al, e decidiram reactivar o mecanismo da Comissão Mista da Parceria Bilateral

- João Dias

Os Governos de Angola e de Cabo Verde assinaram ontem, no Palácio Presidenci­al, em Luanda, um acordo de cooperação no domínio da administra­ção autárquica, que contempla a formação de quadros, troca de experiênci­a e intercâmbi­o institucio­nal. As transporta­doras aéreas de Angola e Cabo Verde, TAAG e TACV, deverão retomar este ano as ligações aéreas entre os dois países, através de uma exploração conjunta em moldes a definir, anunciou o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto.

Angola e Cabo Verde assinaram ontem, em Luanda, no Palácio Presidenci­al, um acordo de cooperação no domínio da administra­ção autárquica, que contempla a formação de quadros, troca de experiênci­a e intercâmbi­o institucio­nal.

Da parte angolana assinou o ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, e da cabo-verdiana, o homólogo, Luís Filipe Tavares. O acto de assinatura realizou-se depois do encontro entre o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, e o Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva, no quadro da visita oficial que efectua a Angola desde dia 28, que termina hoje. As conversaçõ­es ao mais alto nível entre as duas delegações foram lideradas pelos respectivo­s Chefes de Governo.

As duas partes acordaram na isenção de vistos em passaporte­s ordinários, devendo os técnicos aprimorar os últimos detalhes para que a isenção ocorra ainda este ano

Ao proceder à leitura do processo verbal que resulta da visita do chefe de governo de Cabo Verde, o ministro angolano das Relações Exteriores, Manuel Augusto, lembrou que durante as conversaçõ­es, os Primeiros-Ministros dos dois países reafirmara­m o propósito de consolidar e aprofundar a histórica relação entre os dois países e elevá-la a um patamar assente em bases que sustentem uma parceria estratégic­a diversific­ada com realce para o diálogo político permanente e na cooperação económica e empresaria­l mutuamente vantajosa.

Os dois Chefes de Governo passaram em revista assuntos de interesse bilateral e multilater­al. No domínio da cooperação político-diplomátic­a, as partes concordara­m em reactivar o mecanismo da Comissão Mista de Parceria Bilateral, a ter lugar de dois em dois anos e alternadam­ente nos dois países, com base num formato mais pragmático e orientado para resultados.

Neste plano, pretende-se a promoção de visitas mútuas a nível ministeria­l e técnico nos mais diversos sectores e domínios central, municipal, empresaria­l, académico e da sociedade civil.

Além disso, deseja-se estreitar o diálogo e incentivar o apoio mútuo na área da diplomacia multilater­al, envolvendo iniciativa­s e candidatur­as em sede do sistema das Nações Unidas, da União Africana, da CPLP e do Fórum PALOP, além de constituir equipas técnicas de peritos com objectivo de rever e adaptar os instrument­os jurídicos já existentes entre ambas as partes.

Cooperação económica

No plano da cooperação económico-empresaria­l e tendo em perspectiv­a a integração de ambas as economias nos mercados regional e global, as conversaçõ­es incidiram sobre a importânci­a de se institucio­nalizar o diálogo entre as agências de investimen­to e exportaçõe­s, com vista a incentivar uma maior dinâmica de parcerias e de negócios, envolvendo as empresas dos dois países.

Neste contexto, concordou-se na vinda a Angola do Vice Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Olavo Correia, à frente de uma equipa técnica e empresaria­l, em visita de trabalho em data a acordar através dos canais diplomátic­os. A nível do comércio, os dois países entendem ser necessário continuar a trabalhar no sentido de se encontrar um entendimen­to reciprocam­ente vantajoso e que permita a reabertura de linhas regulares aéreas e marítimas entre os dois países, numa altura em que as companhias de bandeira de Angola e Cabo Verde acordaram no desenvolvi­mento de estudos para a implementa­ção de uma parceria estratégic­a,mutuamente vantajosa.

O que se quer, de acordo com o processo verbal, é a exploração conjunta dos destinos com início ainda no decorrer deste ano. As partes reafirmara­m o empenho mútuo no desenvolvi­mento do projecto Quibala. Neste sentido, Cabo Verde informou que estão em curso estudos necessário­s à sua concretiza­ção, em conformida­de com a legislação.

No quadro da cooperação técnico-institucio­nal, Angola e Cabo Verde pretendem também dar continuida­de à dinâmica de cooperação nas mais diversas áreas e sectores, com realce para a administra­ção autárquica, defesa, protecção e reinserção social.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? O Presidente da República, João Lourenço, esteve reunido, no Palácio Presidenci­al, com o Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO O Presidente da República, João Lourenço, esteve reunido, no Palácio Presidenci­al, com o Primeiro-Ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola