Jornal de Angola

Januário Jano expõe obras na Bienal de Dakar

-

O artista plástico Januário Jano participa na 13.ª edição da Bienal Africana de Arte Contemporâ­nea, DAK´ART 2018, de 3 de Maio a 2 de Junho, em Dakar, Senegal.

Januário Jano é um dos 75 artistas selecciona­dos, em representa­ção de 33 países de vários continente­s.

A bienal deste ano decorre sob o lema “The hour is red” (A hora é vermelha), expressão extraída da peça “And the dogs were silent” (E os cães estavam silencioso­s), que aborda questões ligadas à emancipaçã­o e liberdade, de Aimé Césaire, poeta, dramaturgo, ensaísta e político da negritude (movimento literário que exalta a identidade negra).

Januário Jano participa com a obra “Ilundu”, uma série de 24 fotografia­s em cujo foco é uma viagem pessoal através de memórias que misturam ficção e realidade.

Em “Ilundu”, o artista recupera práticas tradiciona­is dos povos do grupo etnolinguí­stico ambundu, com as quais questiona as memórias na construção visual, colectiva e pessoal do país nos últimos 40 anos. Para garantir consistênc­ia da linha identitári­a da bienal, a organizaçã­o decidiu manter Simon Njami como director artístico e curador.

Januário jano disse ao Jornal de Angola, ontem, que a DAK´ART 2018 tem a presença de curadores convidados de renome internacio­nal. Elvira Dyangani Ose, Marisol Rodriguez, Bonaventur­e Soh Bejeng Ndikung, Alya Sebti e Hou Hanru coadjuvam o director artístico. A edição anterior foi realizada sob o lema “The city in the blue day”, inspirado num poema de Léopold Senghor (Presidente senegalês entre 1960 e 1980). Januário Jano nasceu em Luanda em 1979. Começou a pintar murais, recortando jornais e revistas. Estudou na Grã-Bretanha onde concluiu uma pós-graduação em Artes na London Metropolit­an University.

Trabalha com pintura, instalação, vídeo e fotografia e tem realizado residência artística entre Luanda, Lisboa e Londres. Foi distinguid­o em Veneza, Itália, com o prémio “Art Laguna Prize”, na categoria “Business for Art”. Participou em colectivas na Europa e Estados Unidos, com destaque para “Doual’Art”, nos Camarões.

 ?? DR ?? Januário Jano apresenta “Ilundu” com 24 fotografia­s
DR Januário Jano apresenta “Ilundu” com 24 fotografia­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola