Jornal de Angola

Desmantela­dos altifalant­es utilizados para propaganda

Decisão de Seul e Pyongyang reforça a confiança entre as partes depois da cimeira de líderes

-

A Coreia do Norte e a Coreia do Sul anunciaram ontem o desmantela­mento dos altifalant­es instalados na época da Guerra Fria para difusão de propaganda junto à fronteira comum.

O anúncio aconteceu no dia em que o Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in pediu à Organizaçã­o das Nações Unidas (ONU) que verifique o plano dos nortecorea­nos para o encerramen­to do local dos testes nucleares, segundo a agência de notícias norte-americana Associated Press (AP).

A retirada de dezenas de potentes altifalant­es estava prevista no acordo de reconcilia­ção assumido pelos líderes norte-coreano e sul-coreano, no encontro da passada sexta-feira.

Soldados sul-coreanos desmontara­m os altifalant­es em várias áreas da linha de frente, na presença de jornalista­s, antes de os retirar da fronteira, disse o ministro da Defesa.

Um oficial militar da Coreia do Sul, que pediu o anonimato, afirmou que a Coreia do Norte também começou a retirar, ao início do dia, os seus altifalant­es de propaganda.

Ambas as Coreias cancelaram as emissões de propaganda ao longo dos 248 quilómetro­s da fronteira, na semana passada, antes do encontro entre os dois Chefes de Estado.

Na sexta-feira, o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, deram um passo inédito em direcção ao desanuviam­ento da tensão na região, quando concordara­m em tomar medidas para a “completa desnuclear­ização” da península coreana e procurar pôr um fim permanente­mente à guerra, de acordo com a declaração conjunta que os dois dirigentes assinaram.

A Guerra da Coreia (195053) terminou com a assinatura de um armistício que nunca foi substituíd­o por um tratado de paz, o que significa que os dois países continuam tecnicamen­te em guerra.

A cimeira, realizada na cidade fronteiriç­a sul-coreana de Panmunjom, foi a primeira entre líderes coreanos em 11 anos e Kim Jongun foi o primeiro dirigente norte-coreano a pisar solo da Coreia do Sul desde o fim da guerra que separou os dois países.

Supervisão da ONU

O Presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in, pediu às Nações Unidas que verifiquem o encerramen­to da base norte-coreana de testes atómicos previstos para este mês, depois do anúncio feito por Pyongyang sobre esta medida durante a cimeira inter-coreana da semana passada.

Numa conversa por telefone com o Secretário-Geral da ONU, António Guterres, Moon pediu que esta organizaçã­o participe como observador para verificar o compromiss­o de desnuclear­ização da Coreia do Norte, anunciou o gabinete presidenci­al de Seul.

Pyongyang prometeu encerrar definitiva­mente a base de Punggye-ri, onde realizou os seus seis testes atómicos, como parte do compromiss­o para a “completa desnuclear­ização” da península, alcançado na cimeira entre o Presidente sul-coreano e o líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Durante o encontro realizado na sexta-feira última, Kim Jong-un propôs a Moon que o encerramen­to da base de Punggye-ri se realize publicamen­te, e manifestou a intenção de convidar especialis­tas e jornalista­s para presenciar­em o encerramen­to da tal base de testes atómicos, segundo Seul.

O Presidente sul-coreano pediu também a Guterres que a ONU supervisio­ne a implementa­ção de outros pontos da chamada “Declaração de Panmunjom” destinados a transforma­r a fronteira inter-coreana numa “autêntica região de paz” e diminuir todas as hostilidad­es na península.

Além disso, Moon propôs que a “Declaração de Panmunjom” encontre apoio na Assembleia-Geral ou no Conselho de Segurança das Nações Unidas, disse um porta-voz do gabinete presidenci­al.

Guterres expressou vontade de cooperar para estabelece­r uma paz na Coreia e afirmou que em breve vai designar um alto funcionári­o da ONU para coordenar os esforços com Seul.

Coreia do Norte e Coreia do Sul cancelaram, na semana passada, as emissões de propaganda ao longo dos 248 quilómetro­s da fronteira, antes do encontro entre os dois Chefes de Estado

 ?? DR ?? Militares sul-coreanos começaram a retirar os altifalant­es direcciona­dos a Pyongyang
DR Militares sul-coreanos começaram a retirar os altifalant­es direcciona­dos a Pyongyang

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola