Jornal de Angola

UNITA quer vencer eleições autárquica­s

- Isidoro Samutula e Armando Sapalo | Dundo

A UNITA está a preparar as suas estruturas na província da Lunda-Norte para que possa vencer as eleições autárquica­s nesta região, disse segundafei­ra, no Dundo, o deputado Domingos Oliveira.

O deputado da UNITA falava durante o balanço das visitas efectuadas por parlamenta­res do maior partido da oposição à província do leste do país.

Domingos Oliveira, que é igualmente secretário provincial da UNITA na LundaNorte, informou que, nos próximos dias, começa o processo de formação dos futuros candidatos a autarcas, para que possam disputar de igual para igual com os outros partidos.

A UNITA, disse, pretende participar na governação do país. Por esta razão, descarta o princípio do gradualism­o geográfico que se pretende nas autarquias, que, no seu entender, seria uma forma de marginaliz­ar grande parte dos municípios que precisam de desenvolvi­mento.

No município do Chitato foi realizada ontem uma palestra sobre a institucio­nalização do Poder Autárquico, tendo havido um esclarecim­ento sobre a razão de ser do gradualism­o. O palestrant­e, o jurista e docente universitá­rio Leão Chimin, ressaltou que a observânci­a do princípio do gradualism­o nas eleições autárquica­s deve ser vista como a melhor saída, por permitir que sejam criadas as condições técnicas, humanas, financeira­s e de infra-estruturas de impacto social e económico nos municípios que ainda não têm condições para a implementa­ção das autarquias locais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola