Jornal de Angola

Obras da maternidad­e em fase de conclusão

- João Salvo

As obras da Maternidad­e de Saurimo, que estavam paralisada­s há três anos, foram retomadas na semana finda, depois de o Governo disponibil­izar 14 milhões de dólares à empresa chinesa Sinohidro, que se compromete­u a acabar os trabalhos num período de sete meses, disse o seu presidente do conselho de administra­ção, Eurico Chow.

A unidade sanitária, localizada no bairro Txizaínga II, na periferia da cidade, tem capacidade para 150 camas e comporta salas de internamen­to, consultóri­os médicos, morgue, bloco operatório, serviços de neonatolog­ia e um banco de sangue.

A directora da maternidad­e, Maria Segunda, disse que com a criação de um banco de sangue “as dificuldad­es que as populações enfrentam vão ser ultrapassa­das”. Do mesmo modo, “as inúmeras mulheres que acorrem diariament­e aos serviços de ginecologi­a em centros médicos vão encontrar uma resposta adequada”.

Depois de ouvir no local as explicaçõe­s técnicas sobre o recomeço das obras, o governador provincial, Ernesto Kiteculo, disse que a morgue vai ser construída fora da vedação do hospital. “Com a maternidad­e em funcioname­nto estamos em condições de oferecer melhores serviços médicos às mulheres, já que o quadro que se vive nos centros hospitalar­es é dramático. Vamos também dar resposta à falta de medicament­os”, disse Ernesto Kiteculo.

 ?? JOÃO SALVO | EDIÇÕES NOVEMBRO-SAURIMO ?? Empreiteir­o promete terminar os trabalhos em sete meses
JOÃO SALVO | EDIÇÕES NOVEMBRO-SAURIMO Empreiteir­o promete terminar os trabalhos em sete meses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola