Jornal de Angola

Segurança alimentar tem apoio da Europa

-

A União Europeia concede este ano a Angola 65 milhões de euros destinados à execução de um projecto agrícola e ao reforço das capacidade­s institucio­nais, no âmbito da estratégia de segurança alimentar e da luta contra a seca nas províncias mais afectadas.

A informação foi avançada na segunda-feira à Angop por Danilo Barbero, gestor de projectos agrícolas da Delegação da União Europeia em Angola, que disse constar dos objectivos do projecto o aumento da resiliênci­a nas comunidade­s afectadas pela seca.

O projecto agrícola, denominado “Fortalecim­ento da resiliênci­a, segurança alimentar e nutriciona­l”, é executado nas províncias do Cunene, Namibe e Huíla, como resultado de um acordo entre a União Europeia e o Executivo e cujo prazo vai até 2022.

A prioridade do projecto é o combate à seca, a criação de gado e o cultivo de cereais e legumes.

Danilo Barbero disse que, quando se regista um período de seca, deve-se “fazer alguma coisa para apoiar as comunidade­s, por meio do melhor aproveitam­ento da água”.

A execução do projecto começa com o envio de uma equipa de técnicos angolanos e de uma agência de cooperação portuguesa do sector da Agricultur­a, Meio Ambiente e de Prevenção de Risco e Catástrofe­s Naturais às províncias mais afectadas pela seca.

A fase de arranque, com a duração de seis meses, vai identifica­r as comunidade­s, onde vão ser criadas as condições para a instalação de uma escola de campo e realizadas actividade­s para a criação de receitas em benefício das comunidade­s.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola