Jornal de Angola

Palanquinh­as realizam ensaio com o Progresso

- António Cristóvão

de Futebol realiza hoje, às 9h00, no Estádio Nacional da Cidadela, em Luanda, um jogo treino com a equipa sénior do Progresso Sambizanga, no quadro da preparação para o desafio com a similar do Malawi, no dia 11 deste mês, em Blantyre.

O técnico José Silvestre “Pelé” agendou o jogo treino com os sambilas, para observar a concepção individual e colectiva durante as acções dos movimentos defensivos e ofensivos, bem como a condição física do grupo.

A equipa técnica nacional quer constituir um grupo forte, para enfrentar um adversário bem conhecido nos torneios da Taça Cosafa.

Neste desafio de preparação, Silvestre “Pelé” deve contar já com a integração dos jogadores Danilson, Mano Mano e Pedro Agostinho, do Petro de Luanda, enquanto Beny, do Recreativo da Caála, Jamanta e Telmo, ambos do 1º de Maio de Benguela, reintegrar­am ontem as sessões de treino.

Na próxima segunda-feira, após a sessão de treino, no Estádio Municipal dos Coqueiros, os Palanquinh­as entram em regime de concentraç­ão numa das unidades hoteleiras da capital.

A Selecção Sub-20

Para a cidade de Blantyre, os Sub-20 embarcam na terça ou quarta-feira, 9 de Maio, no período da tarde, com uma delegação de 25 pessoas, entre jogadores e oficiais.

Ontem de manhã, os Palanquinh­as treinaram no Estádio Nacional da Cidadela, onde o corpo técnico aprimorou alguns detalhes de jogo, com realce para a finalizaçã­o. Silvestre "Pelé" repartiu os jogadores em dois grupos para ensaiar também as saídas do sector defensivo para as acções ofensivas. O técnico paralisava constantem­ente os exercícios, para as rectificaç­ões dos movimentos com e sem a bola.

O embate, que se disputa às 15h30, no estádio Kamuzu, em Blantyre, é referente à primeira mão da segunda e penúltima eliminatór­ia de apuramento para a fase final da 21ª edição do Campeonato Africano das Nações (CAN), em 2019, no Níger.

A partida da segunda mão disputa-se, entre 18 e 20 deste mês, no Estádio Municipal dos Coqueiros, em Luanda. Honorato Silva

da fase de grupos da 22ª edição da Liga dos Clubes Campeões Africanos de futebol traz a Luanda o Étoile Sportive du Sahel da Tunísia, equipa que chega munida de informação sobre o percurso competitiv­o do 1º de Agosto, bicampeão angolano, para o jogo inaugural do Grupo D, sábado às 17h00, no Estádio Nacional 11 de Novembro.

De regresso à prova, cujo baptismo testemunha­ram em 1997, os militares do Rio Seco, ausentes desses palcos durante duas décadas, são seguidos pela imprensa tunisina.

O jornal “Le Temps” titulou na edição de ontem “1º de Agosto, um adversário que exige respeito”, apoiado numa entrevista concedida pelo técnico argelino Kheirredin­e Madhoui, 41 anos, a lançar os próximos compromiss­os do Étoile du Sahel.

A publicação apresenta o histórico do embaixador angolano, com dados da fundação, que considera ser de um clube recente, 40 anos de existência, e palmarés das competiçõe­s internas. Geraldo, é referencia­do como a unidade mais irreverent­e do plantel às ordens de Zoran Maki.

Merece igualmente realce o posicionam­ento do 1º de Agosto na tabela classifica­tiva do Girabola, sem perder de vista o facto de ter galgado do fundo da tabela para o segundo lugar, no espaço de duas semanas.

A vitória (1-0), frente ao Interclube, é descrita

A primeira jornada

pelo jornal como um importante passo dado pelos “rubros e negros” em direcção à liderança.

O “Le Temps” avançou na peça o programa de viagem da formação tunisina, aguardada amanhã às 8h00, em Luanda. A delegação, composta por 35 elementos, 20 atletas e 15 oficiais, entre treinadore­s e dirigentes, vai fazer os 6.800 quilómetro­s, que separam a cidade de Monastir da capital angolana, em voo fretado.

Actual terceiro classifica­do do campeonato tunisino, com os mesmos 47 pontos do Club Africain, numa prova comandada pelo Esperance de Tunis, 57, o Étoile du Sahel joga preferenci­almente em 4-2-3-1 e 4-3-3. A pressão alta na saída de bola do adversário é um traço caracteriz­ador da equipa de Madhoui.

O seu “onze” base é formado por Achraf Krir (número 21), Zied Boughattas (15), Ammar Jemal (5), Ghazi Abderrazza­k (2), Wadji Kechrida (20), Aymen Trabelsi (23), Mohamed Methnani (14), Iheb Msakni (10), Hamza Lahmar (7), organizado­r de jogo, Alkhali Bangoura (13) e Amine Chermiti (9). Do banco são chamados com regularida­de Rami Bedoui (26), Slim Ben Belgacem (30), Mortdha Ben Ouanes (12) e Omar Zekri (28).

Nos últimos quatro jogos do campeonato, empatou (0-0) frente ao Stade Gabèsien (fora), goleou (4-0) o JS Kairouan (casa), voltou a ficar em branco diante do Stade Tunisien (fora) e venceu com facilidade (4-0) o CO Medenine (casa). Em 25 jornadas cumpridas, numa competição com 14 equipas, o Étoile du Sahel regista 14 vitórias, cinco empates, seis derrotas, 37 golos marcados e 15 sofridos.

Militares motivados

A sequência de quatro vitórias no Girabola aumenta a confiança do 1º de Agosto num bom arranque no Grupo D, que reserva ainda para sábado às 15h00, em Lusaka, a partida entre o Zesco United FC (Zâmbia) e o Mbabane Swallows (Suazilândi­a).

Chegar aos quartos-definal é o objectivo do único representa­nte angolano nas provas continenta­is, depois do afastament­o do Petro de Luanda da corrida à fase de grupos da Taça da Confederaç­ão (Nelson Mandela), pelo Supersport United da África do Sul, na penúltima eliminatór­ia.

Uma prestação bem-sucedida dos militares pode influencia­r a melhoria do ranking de clubes do futebol angolano, na perspectiv­a de ver alargada para quatro a sua quota de representa­ntes, neste momento limitada a duas equipas. Passam de fase os dois primeiros classifica­dos de cada um dos quatro grupos.

Zoran Maki e pupilos, bem como a direcção presidida por Carlos Hendrick, sabem que só uma postura competitiv­a com elevado grau de exigência pode redundar em sucesso do 1º de Agosto, na estreia, dentro da ambição de fazer do factor casa um trunfo para criar vantagem na classifica­ção, mas sem deixar de procurar pontuar fora de casa.

 ?? AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Silvestre Pelé ambiciona estreia vitoriosa na selecção
AGOSTINHO NARCISO | EDIÇÕES NOVEMBRO Silvestre Pelé ambiciona estreia vitoriosa na selecção

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola