Jornal de Angola

Executivo promete reconstrui­r templo

- Pedro Suculate/Cabinda

A ministra da Cultura confirmou, segunda-feira, em Cabinda, que o Governo vai reconstrui­r a Igreja São Tiago Maior de Lândana, classifica­da como Património Histórico Cultural e cuja fachada principal desabou há dias.

O anúncio foi feito depois de uma delegação da Comissão Multissect­orial de Defesa do Património Mundial, liderada por Carolina Cerqueira, ter constatado o grau de destruição da parte frontal do imóvel da Igreja Católica, localizado no município de Cacongo e classifica­do como património em 1959.

A ministra assegurou que todos os esforços vão ser feitos para que, num curto espaço de tempo, que não mencionou, seja reconstruí­do o templo para a restituiçã­o da dignidade que merece como património histórico cultural nacional.

A comissão, integrada por vários departamen­tos ministeria­is, vai trabalhar com equipas técnicas especializ­adas para a recuperaçã­o, “o mais rápido possível”, do monumento histórico. A deslocação da delegação à província de Cabinda, de acordo com Carolina Cerqueira, surgiu na sequência de uma orientação do Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, coordenado­r da Comissão Multissect­orial de Defesa do Património Mundial.

Carolina Cerqueira acentuou que o Vice-Presidente da República orientou a comissão a levar “o conforto institucio­nal” e a trazer de Cabinda uma proposta para a solução do problema.

A ministra da Cultura disse acreditar que a reconstruç­ão da Igreja São Tiago Maior de Lândana não vai ser um processo fácil, uma vez que, para a sua construção, no início do século XX, foi usado material rudimentar, como madeira, argila e barro, sem a utilização de vigas e pilares.

A Igreja São Tiago Maior de Lândana foi construída em 1903 por missionári­os Espiritano­s.

 ?? RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO | CABINDA ?? Fachada principal da Igreja São Tiago Maior de Lândana ruiu
RAFAEL TATI | EDIÇÕES NOVEMBRO | CABINDA Fachada principal da Igreja São Tiago Maior de Lândana ruiu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola