Jornal de Angola

Cristiano Mangovo conquista ENSA-Arte

- Mário Cohen

A obra “Os Desejos da Menina”, da autoria do artista plástico Cristiano Mangovo, é a grande vencedor da XIV edição do Prémio ENSA-Arte de pintura.

O anúncio foi segundafei­ra, em cerimónia realizada no Museu da Moeda, tendo a obra “Ser Mãe” do artista do Mário José Augusto Fernandes Nunes arrebatado o segundo lugar deste categoria.

A obra vencedor da edição 2018 expressa uma menina a alcançar três desejos importante­s na sua vida.

Na categoria de escultura, a vencedora foi a obra “O Espaço de um Espaço-Espaço” do artista Ângelo de Carvalho Júlia, secundada pela peça “Estudo do Equilíbrio” do escultor Luís Augusto dos Santos da Silva.

Os vencedores das categorias de pintura e escultura receberam um cheque no valor de 1.500.000,00 kwanzas e um troféu, enquanto os segundos classifica­dos tiveram direito a um milhão de kwanzas e um troféu.

O prémio Juventude de pintura foi atribuída à obra “Floco de Pele” de Simão André Sebastião, o especial de gravura a obra “Weza Ubuntologi­a” de Manuel José Ventura e menção honrosa ao quadro “A Luz da Minha Sombra”, do pintor Ângelo de Carvalho Júlio. Os vencedores receberam 500.000,00 kwanzas e um troféu.

O prémio Alliance Française de pintura foi outorgada à obra “Peixe do Cabo” do pintor José Manuel dos Santos, que vai frequentar durante 30 dias uma residência artística em Paris.

À margem da cerimónia, Cristiano Mangovo disse à imprensa que a conquista do prémio vai incentivá-lo a continuar a trabalhar mais, pois na edição passada participou e não ganhou mas não desistiu de concorrer a esta edição: “Exorto os meus colegas a continuare­m a participar nas próximas edições do prémio.”

O secretário de Estado da Cultura, João Constantin­o, afirmou que o prémio ENSAArte é um dos parceiros do Ministério da Cultura que contribui para a promoção da cultura nacional no estrangeir­o, além de possuir um dos maiores acervos de obras de artes plásticas do país.

A crítica internacio­nal de arte Sandra Jurgens disse ter ficado surpreendi­da com o número de obras concorrent­es e com a qualidade e a criativida­de que as mesma apresentam. Sandra Jurgens manifestou desejo de ver mais participar­em com gravuras, tendo acrescenta­do que as obras apresentad­as pelos criadores nacionais correspond­em às expectativ­as da empresa organizado­ra do prémio, que este ano comemora 40 anos de existência.

 ?? DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cristiano Mangovo recebeu o prémio das mão do PCA da Ensa
DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO Cristiano Mangovo recebeu o prémio das mão do PCA da Ensa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola