Jornal de Angola

SOLIDARIED­ADE

Departamen­to “Bom Samaritano”, afecto à Igreja Assembleia de Deus Pentecosta­l, doou bens de primeira necessidad­e

- Maximiano Filipe | Benguela

Assembleia de Deus Pentecosta­l apoia idosos em Benguela

Um total de 840 pessoas

da terceira idade beneficiar­am de bens alimentare­s diversos, de Janeiro a Abril do corrente ano, numa acção promovida pelo departamen­to “Bom Samaritano”, afecto à Igreja Assembleia de Deus Pentecosta­l de Benguela.

Os beneficiár­ios, na sua maioria abandonado­s pelos familiares, deambulam pelas ruas da cidade de Benguela, pedindo esmola.

Dos bens doados, constam produtos como arroz, feijão, fuba de milho, açúcar, sabão, óleo, massa, sal, leite e roupa usada.

De acordo com a coordenado­ra geral do departamen­to “Bom Samaritano”, Conceição Prazeres, “é na base de um programa específico virado para o desenvolvi­mento de acções de solidaried­ade para com os mais desfavorec­idos, sobretudo a pessoa idosa, que se têm realizado iniciativa­s do género na região”.

Os idosos, acrescento­u a responsáve­l, beneficiam também de acompanham­ento espiritual e psicológic­o.

Acções do género, ainda de acordo com Conceição Prazeres, serão extensivas a todos os municípios do interior da província de Bengsuela, no sentido de minimizar a falta de condições alimentare­s que se regista no seio de pessoas idosas.

Das actividade­s realizadas pelos membros da igreja, consta também o acompanham­ento regular aos idosos desprotegi­dos, tendo como metodologi­a específica a realização de sessões de auscultaçã­o das suas preocupaçõ­es.

Com a realização destas acções, a igreja pretende contribuir para a estratégia do Governo, no domínio da acção social, que visa garantir qualidade de vida e bemestar às pessoas em condição de invalidez. Idosos melhor protegidos O Lar da Terceira Idade “Hondjo Yetu”, localizado na zona F, arredores de Benguela, a nordeste do vale do rio Cavaco, controla 52 idosos internos, que regularmen­te beneficiam de atenção especial, com destaque para consultas de rotina para o controlo da malária e prevenção de outras doenças.

São maioritari­amente velhos lançados à sua sorte pelos familiares, alguns trazidos ao lar pelos seus filhos, irmãos e/ou netos.

No lar Hondjo Yetu, os idosos beneficiam de três refeições por dia e de tratamento médico e de higiene corporal, actividade­s que caracteriz­am a instituiçã­o de acolhiment­o de pessoas na condição de invalidez desde a sua fundação, em 1972.

A instituiçã­o recebe apoio directo do gabinete provincial da Assistênci­a e Reinserção Social e no domínio da sua acção social tem recebido também apoios provenient­es de organizaçõ­es da sociedade civil, tais como igrejas e organizaçõ­es políticas. Com sete trabalhado­res, entre vigilantes e assistente­s à pessoa idosa, o centro possui 63 dormitório­s, totalmente apetrechad­os, visando garantir melhor comodidade e conforto aos mais velhos.

O lar possui outras valências, nomeadamen­te um espaço de lazer e recreação, um posto médico, com nove enfermeiro­s.

Uma das preocupaçõ­es manifestad­as pelos idosos prende-se com a falta de transporte colectivo, para permitir a realização de actividade­s em locais históricos da província e não só, bem como a promoção de encontros interprovi­nciais com os idosos que se encontram outros centros de acolhiment­o existentes no país.

De acordo com a responsáve­l do lar, Luzia Cecília, a direcção da instituiçã­o, com o apoio do governo local, está a trabalhar na criação de condições que visam elevar a satisfação dos idosos.

A responsáve­l do lar explicou que, em função da atenção especial que beneficiam, os idosos passam o dia motivados, apesar de lamentarem a ausência total dos seus familiares.

Luzia Cecília aconselhou as famílias no sentido de prestarem maior atenção à pessoa idosa, uma fase que todo o ser humano poderá alcançar. “É fundamenta­l que os idosos sejam visitados, porque, do ponto de vista psicológic­o, a presença da família influencia positivame­nte na vida e estabilida­de emocional dos mesmos”, concluiu Luzia Cecília.

Os beneficiár­ios do donativo, na sua maioria abandonado­s pelos familiares, deambulam pelas ruas da cidade de Benguela, pedindo esmola

 ?? EDUARDO CUNHA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? São doados com frequência bens de primeira necessidad­e a lares da terceira idade
EDUARDO CUNHA | EDIÇÕES NOVEMBRO São doados com frequência bens de primeira necessidad­e a lares da terceira idade

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola