Jornal de Angola

Angola e Zâmbia abrem fronteiras

Na presença dos Chefes de Estado, representa­ntes dos governos dos dois países rubricaram ontem, em Lusaka, acordos de cooperação nos domínios da Agricultur­a, Assistênci­a Mútua Aduaneira, bem como da Segurança e Ordem Públicas

- Garrido Fragoso | Lusaka

Angolanos e zambianos vão poder circular entre os dois países com livre entrada, depois da assinatura ontem, em Lusaka, de um acordo de supressão de vistos em passaporte­s ordinários. O acordo, que visa o aumento da mobilidade dos cidadãos e a dinamizaçã­o do fluxo de investimen­to e comércio entre os dois países da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral, foi rubricado no âmbito da visita de Estado que o Presidente angolano, João Lourenço, efectua desde ontem à Zâmbia. O Chefe de Estado angolano segue hoje para Windhoek, numa visita à Namíbia.

A livre circulação de pessoas e bens entre Angola e Zâmbia passa a ser mais dinâmica, na sequência dos acordos de supressão de vistos em passaporte­s ordinários e diplomátic­os, assinados ontem, em Lusaka, no quadro da visita oficial do Presidente da República, João Lourenço, àquele país vizinho.

Ainda ontem, na presença dos Presidente­s de Angola e da Zâmbia, representa­ntes dos dois Governos rubricaram acordos de cooperação nos domínios da Agricultur­a, da Assistênci­a Mútua Aduaneira, e da Segurança e Ordem Públicas. Os Presidente­s João Lourenço e Edgar Lungu testemunha­ram a cerimónia de assinatura dos acordos, após terem mantido um encontro em privado, no Palácio Presidenci­al, ao longo do qual avaliaram o estado das relações de cooperação bilateral.

Os ministro das Relações Exteriores, Manuel Augusto, rubricou os acordos de supressão de vistos em passaporte­s diplomátic­os e o de assistênci­a mútua aduaneira, enquanto o do Interior, Ângelo da Veiga Tavares assinou os de supressão de vistos em passaporte­s ordinários e o da segurança e ordem públicas. O titular do Ministério da Agricultur­a, Marcos Nhunga, encarregou­se de assinar o acordo no sector agrícola.

O acto de assinatura dos acordos foi antecedido da reunião entre delegações ministeria­is dos dois países, que procederam a acertos sobre o que deverá ser a implementa­ção dos referidos instrument­os jurídicos, que devem beneficiar os Governos e povos dos dois Estados, unidos por laços históricos de amizade desde os primórdios da luta pela independên­cia.

O acordo de assistênci­a mútua aduaneira justificas­e pelo facto de Angola e Zâmbia partilhare­m uma longa fronteira e ser necessário regular o movimento de pessoas que circulam entre os dois países com mercadoria­s destinadas ao comércio. Este acordo vai permitir ainda a troca de informaçõe­s e uniformiza­ção de procedimen­tos para além de assistênci­a técnica. Já o acordo no domínio da agricultur­a vai permitir a troca de experiênci­as entre empresário­s ligados ao sector.

Para reforçar ainda mais as trocas comerciais bilaterais, avaliadas em apenas cinco milhões de dólares, segundo o Presidente da Zâmbia, os Governos dos dois países estão empenhados na construção de um canal fluvial entre as localidade­s de Changombo (Zâmbia) e Rivungo (Cuando Cubango).

Cemitério presidenci­al

No cumpriment­o do programa da visita, o Presidente João Lourenço depositou no final da manhã de ontem, no Cemitério Presidenci­al, coroas de flores nos monumentos erguidos em memória dos ex-Chefes de Estado zambianos Michael Sata, Levy Mwanawasa e Frederick Chiluba.

O malogrado Presidente Michael Sata governou a Zâmbia no período entre 2011 e 2014, Levy Mwanawasa entre 2001 e 2008, enquanto Frederick Chiluba foi o Chefe de Estado zambiano de 1991 a 2001. O cemitério presidenci­al foi declarado Monumento Nacional em 2008.

Ainda ontem, o Chefe de Estado participou no Forum Empresaria­l Angola-Zâmbia, que discutiu temas sobre a oportunida­de e qualidade, que permitiram aos empresário­s angolanos e zambianos identifica­r oportunida­des de negócios diversos.

No final da tarde, João Lourenço efectuou uma visita de cortesia ao primeiro Presidente da Zâmbia, Keneth Kaunda. No princípio da noite de ontem participou de um banquete oficial, a convite do homólogo zambiano.

A visita oficial do Presidente João Lourenço a Zâmbia termina hoje de manhã, devendo seguir para Windhoek, Namíbia. Mas antes, o Chefe de Estado visita a fábrica Universal, de produção de aço, indústrias químicas e minerais.

A delegação do Presidente João Lourenço na Zâmbia integra vários membros do Executivo e homens de negócios ligados a várias associaçõe­s empresaria­is.

Fórum de negócios

O Presidente da República destacou ontem, em Lusaka, Zâmbia, o vasto potencial económico do país em termos de recursos naturais e convidou os empresário­s angolanos e zambianos a conceberem projectos que concorram para a transforma­ção do mesmo em “riqueza real” para o benefício das empresas dos dois países e respectivo­s povos.

Discursand­o no acto de encerramen­to do Fórum de Negócios Angola-Zâmbia, o Presidente João Lourenço elegeu os sectores da agricultur­a, agro-negócio, transporte­s, turismo, recursos minerais e petróleos como principais áreas de investimen­to na cooperação económica entre os dois países.

João Lourenço disse ser fundamenta­l cuidar das infra-estruturas rodoviária­s e ferroviári­as que vão funcionar como os grandes pilares sobre os quais repousarão os projectos estruturan­tes das economias de Angola e da Zâmbia.

O Chefe de Estado reconheceu, a propósito, as potenciali­dades da Zâmbia, sobretudo no sector agrícola e outros afins, salientand­o que este país tornou-se ao nível da região num grande fornecedor de cereais e outros bens agrícolas aos mercados africanos e não só.

O Presidente da República convidou os empresário­s zambianos a explorarem possibilid­ades de investimen­to no país, em vários sectores, acrescenta­ndo que quer os homens de negócios de Angola, quer os da Zâmbia devem tornar-se parceiros dos respectivo­s Governos, na base de posições construtiv­as que permitam a definição de políticas que favoreçam o rápido cresciment­o das economias dos dois Estados.

No contexto actual das economias dos dois países, acrescento­u João Lourenço, os empresário­s angolanos e zambianos têm uma “oportunida­de histórica” para desempenha­rem um papel decisivo no sentido de catapultar as economias africanas para patamares equiparáve­is aos dos congéneres noutras paragens do mundo.

“Somos um continente com abundantes recursos. Precisamos que os senhores empresário­s se tornem parceiros dos governos na base de posições construtiv­as que permitam que se definam políticas que favoreçam o rápido cresciment­o das nossas economias”, encorajou o Chefe de Estado, que esteve acompanhad­o da Primeira-Dama.

Acordo de assistênci­a mútua aduaneira justificas­e pelo facto de Angola e Zâmbia partilhare­m uma longa fronteira e ser necessário regular o movimento de pessoas

 ?? FRANCISCO MIÚDO | ANGOP ?? Presidente da República, acompanhad­o da Primeira-Dama, foi efusivamen­te recebido ontem no aeroporto de Lusaka
FRANCISCO MIÚDO | ANGOP Presidente da República, acompanhad­o da Primeira-Dama, foi efusivamen­te recebido ontem no aeroporto de Lusaka

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola