Jornal de Angola

REIVINDICA­ÇÕES SALARIAIS

-

Trabalhado­res da Movicel exigem aumento de 75%

Os trabalhado­res da operadora Movicel pretendem paralisar, a partir de segunda-feira, todas as lojas a nível do país, concretiza­ndo assim uma greve geral, caso a direcção da empresa não atenda as preocupaçõ­es apresentad­as no caderno reivindica­tivo, informou, ontem, ao Jornal de Angola, o porta-voz da comissão sindical.

Costa Santos disse que na origem de uma possível greve estão a assimetria salarial e as más condições de trabalho, não entendendo como ser possível que funcionári­os com as mesmas categorias e igual tempo de serviço ganhem salários diferentes.

O membro sindical considera uma atitude de má fé da empresa que, desde 2010, não actualiza os ordenados dos trabalhado­res, uma situação que caracteriz­ou de pura injustiça para uma instituiçã­o que obtém bons lucros.

“Continuamo­s a receber salários desactuali­zados em relação ao dólar. Pagam-nos com base no câmbio de dez mil kwanzas, o que é mau, tendo em conta que, nos dias de hoje, a moeda norte-americana está acima do valor anterior”, notou.

Essa situação, de acordo com o porta-voz da Comissão Sindical, está a causar mal estar no seio dos trabalhado­res, porque com o salário que auferem pouco ou nada conseguem fazer, além do mais com a subida constante de preços dos produtos no mercado.

Por exemplo, esclareceu, nos dias de hoje, torna-se quase impossível comprar a mesma quantidade de produtos que se comprava há uns anos atrás.

Costa Santos informou que um trabalhado­r assistente na Movicel aufere 65 mil kwanzas, enquanto os directores funcionais recebem por mês dois milhões de kwanzas. O salário de um chefe de departamen­to é de um milhão e duzentos.

Denuncia que a direcção da empresa está a coagir os trabalhado­res a não participar­em na greve, com a ameaça de despedimen­to de cerca de 300 funcionári­os.

O Jornal de Angola contactou o director dos Recursos Humanos, Paulo Abreu, que garantiu pronunciar­se sobre o assunto a qualquer momento.

 ?? MIQUEIAS MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Porta-voz da comissão sindical, Costa Santos
MIQUEIAS MACHANGONG­O | EDIÇÕES NOVEMBRO Porta-voz da comissão sindical, Costa Santos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola