Jornal de Angola

Jornal zambiano destaca presença de João Lourenço

- Faustino Henrique

de Angola está na cidade”. Foi assim que o jornal zambiano “Daily Mail” destacou ontem, na sua edição “online”, a presença do Presidente João Lourenço na Zâmbia em visita oficial.

“O general Lourenço é considerad­o um soldado fiel do partido, um homem que sempre esteve pronto a assumir grandes responsabi­lidades no MPLA”, escreveu o jornal, um dos dois diários estatais publicados na cidade de Lusaka, com uma tiragem de cerca de 15 mil exemplares. Numa peça extensa, em que descreve a trajectóri­a política do Presidente João Lourenço, o “Daily Mail” refere que “no norte do país, na fronteira com o Congo, João Lourenço teve a primeira prova de fogo como soldado. Em 1978, João Lourenço viajou para a União Soviética, onde concluiu um curso de História, na Academia Militar Vladimir Ilyich Lenin. Após o regresso a Angola, João Lourenço rapidament­e subiu ao posto de general e consolidou a posição no partido”.

“Pouco antes de assumir a chefia do Estado, Angola tinha aprovado uma lei que, entre outras provisões, determinav­a que as decisões tomadas pelo Presidente cessante estariam fora dos limites do novo Chefe de Estado.

Analistas políticos interpreta­ram isso como prova de que o novo Presidente exerceria o mesmo papel do anterior. Em Novembro do ano passado, João Lourenço demitiu Isabel dos Santos, a multimilio­nária filha do ex-Presidente José Eduardo dos Santos e a mulher mais rica da África, da companhia estatal Sonangol”, escreveu o “Daily Mail”.

Desde ontem na Zâmbia, o Chefe de Estado angolano cumpre um périplo que o deverá levar igualmente à Namíbia. Com estas visitas, Angola vai reforçar a cooperação económica e comercial, assinando vários acordos.

 ??  ?? O “novo rosto
O “novo rosto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola