Jornal de Angola

Polícia identifica corpo de inglês raptado

-

A polícia sul-africana anunciou ter encontrado e identifica­do o corpo de um cidadão inglês que se suspeitava ter sido raptado pelo Estado islâmico.

Trata-se de Rodney Saunders, de 73 anos, que tinha sido dado como desapareci­do em Fevereiro, juntamente com a sua esposa Rachel na província do KwaZulu-Natal, cujo corpo ainda não foi encontrado. Na ocasião, as autoridade­s sul-africanas suspeitara­m que os autores do rapto, que entretanto foram detidos, pertenciam ao grupo Estado Islâmico e que fariam parte de uma célula existente no país, que estava a ser investigad­a há já longo tempo. Os suspeitos, todos sul-africanos, depois de detidos já apareceram no Tribunal de Durban onde tomaram conhecimen­to de que são acusados dos crimes de rapto, assassinat­o e de integrarem uma célula terrorista. Tratam-se de Fatima Patel, de 27 anos, Saffydeen Aslam del Vecchio, de 38, Themba Xulu, 19 e Ahmad Mussa, 39, que apesar de ser sul-africano possui documentos falsos emitidos no Malawi.

De acordo com a polícia, o casal foi raptado da sua residência e durante o período que estiveram em cativeiro os raptores conseguira­m levantar das suas contas bancárias cerca de 50 mil dólares, em cinco operações. O relacionam­ento deste caso com o Estado Islâmico resulta do facto dos elementos que nele estão envolvidos serem amigos dos gémeos Brandor-Lee e Tony-Lee Thulsie que foram detidos em 2016, juntamente com Fatima Patel, sob suspeita de estarem a preparar um ataque terrorista contra interesses judeus.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola