Jornal de Angola

China encoraja desnuclear­ização

-

O ministro chinês dos Negócios Estrangeir­os chegou ontem a Pyongyang e deve reunir-se com o líder norte-coreano, Kim Jong-un, visando garantir um papel mais importante para a China nos esforços para a desnuclear­ização do país.

A visita de Wang Yi surge poucos dias após Kim e o Presidente da Coreia do Sul, Moon Jaein, prometerem que vão trabalhar juntos para alcançar a completa desnuclear­ização da Península coreana, apesar de não terem avançado com mais detalhes.

Ambos concordara­m ainda trabalhar para terminarem formalment­e a Guerra da Coreia (1950-53), que culminou com a assinatura de um armistício e não um tratado de paz, através do diálogo com os Estados Unidos e, possivelme­nte, a China.

O líder Kim Jong-un deve reunir com o Presidente norte-americano, Donald Trump, este mês ou no próximo.

Com esta visita, o ministro dos Negócios Estrangeir­os Wang Yi vai tentar garantir que Pequim não é secundariz­ado, numa altura em que Pyongyang se aproxima de Seul e Washington. Analistas sul-coreanos consideram que Wang vai procurar que Kim se comprometa a incluir a China no processo de terminar formalment­e com a guerra na Península coreana.

O encontro entre os líderes Kim e Moon, na aldeia de Panmunjom, na fronteira entre os dois países, ocorreu um mês depois de Kim se deslocar a Pequim e de se reunir com o Presidente chinês, Xi Jinping.

A visita do líder norte-coreano a China foi vista como uma tentativa de assegurar o apoio chinês, visando ter maior margem de negociação com Donald Trump.

Analistas consideram que Kim terá pedido à China, o maior aliado diplomátic­o e parceiro comercial da Coreia do Norte, que relaxe a aplicação das sanções económicas contra o país, impostas pelas Nações Unidas.

 ?? DR ?? Kim Jong-un e Xi Jinping concertam posições
DR Kim Jong-un e Xi Jinping concertam posições

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola