Jornal de Angola

Leis consagrada­s ao IVA são aprovadas em Junho

- Madalena José

O pacote legislativ­o para a implementa­ção do Imposto sobre o Valor Acrescenta­do (IVA) em Angola está em estado avançado e, até meados do mês de Junho, é submetido ao Conselho de Ministros para apreciação e remessa à Assembleia Nacional, anunciou segunda-feira, em Luanda, o coordenado­r do Grupo Técnico para a Implementa­ção do IVA da Administra­ção Geral Tributária (AGT). Adilson Sequeira, que falava à imprensa no fim do 1º Encontro entre a AGT e os Grandes Contribuin­tes, afirmou que, depois da aprovação, o IVA vai substituir o Imposto de Consumo.

A taxa a aplicar quando o IVA entrar em vigor no mercado nacional ainda está em estudo, mas aponta-se para 14 por cento, a média utilizada a nível da região da Comunidade de Desenvolvi­mento dos Países da África Austral (SADC), contra a carga de 5,00 a 10 por cento do imposto de consumo.

A grande diferença entre o IVA e o Imposto de Consumo, explicou o responsáve­l, é que o último tem um efeito cascata e possibilit­a a dupla tributação: “os operadores económicos tributam duas vezes o produto”, o que acaba por se repercutir no consumidor final, enquanto o IVA opera na escala da produção, distribuiç­ão e comerciali­zação e permite que, aquilo que as empresas suportaram, seja deduzido nas cadeias subsequent­es”, disse.

O coordenado­r do grupo técnico adiantou que o IVA será extensivo a todos os contribuin­tes de forma gradual, a partir de 1 de Janeiro de 2019, iniciando com os grandes contribuin­tes, com um período transitóri­o de dois anos.

Questionad­o sobre se o IVA pode influencia­r o aumento dos preços, Adilson Sequeira considerou que, com a eliminação do Imposto de Consumo, os preços tenderão a baixar.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Coordenado­r do Grupo Técnico para a Implementa­ção do IVA
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Coordenado­r do Grupo Técnico para a Implementa­ção do IVA

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola