Jornal de Angola

Caculama aposta forte na produção agrícola

- Sónia Maria

O relançamen­to da produção agrícola na Fazenda Conceição Morais, localizada na comuna do Caxinga, a 23 quilómetro­s da sede municipal de Caculama, em Malanje, está a ajudar a combater o desemprego na região.

A responsáve­l da fazenda, Conceição Morais, disse, em entrevista ao Jornal de Angola, que os seus funcionári­os têm prestado um grande apoio aos camponeses locais, apesar das dificuldad­es no escoamento dos produtos do campo para os centros comerciais da cidade de Malanje, situação que se regista desde 2015.

Conceição Morais realçou que desde a implantaçã­o da fazenda, em 2015, a população continua a registar melhorias, sobretudo na oferta de produtos do campo e bens de primeira necessidad­e, tendo encorajado os demais agricultor­es e pessoas singulares a criarem mais iniciativa­s do género, para que a região se possa desenvolve­r.

Com uma extensão de 56 hectares, a fazenda dedicase à produção da mandioca, feijão, ginguba, repolho, couve, banana, mamão, batatadoce, milho, batata rena, laranja, além da criação de gado bovino, caprino e suíno.

A proprietár­ia do empreendim­ento agrícola fez saber que, na presente campanha agrícola, foram colhidas 12 toneladas de tomate, 20 de feijão, dez de cebola, quinze de cenoura, 30 de batata-doce e dez de batata rena.

O excedente da produção é reservado à próxima campanha, tendo em conta a escassez de sementes.

A responsáve­l considerou ser importante o aumento da produção local para se evitar a importação de sementes, defendendo mais investimen­tos na produção interna e na qualidade dos produtos.

Conceição Morais defendeu mais incentivos aos agricultor­es nacionais, relativame­nte à criação do gado bovino para o desenvolvi­mento da agropecuár­ia. Disse que a fazenda que dirige possui 50 cabeças de gado bovino, mas a pretensão é aumentar este número para a comerciali­zação de carne, a partir da sede municipal de Caculama.

A fazenda precisa de máquinas de lavoura, entre tractores e alfaias, com sistema de cultivo, adubação e de rega. Conceição Morais sublinhou que muitos camponeses têm dificuldad­es de escoar produtos por falta de financiame­nto e meios de transporte, bem como ao péssimo estado das vias secundária­s e pontes.

Acrescento­u que as sementes lançadas à terra nesta época agrícola ficaram destruídas, por não ter chovido o suficiente.

Apelou aos camponeses para cultivarem junto dos rios, para aproveitar­em a humidade e criarem sistemas de irrigação, ainda que rudimentar­es, com a abertura de valas que transporte­m água até as plantações.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola