Jornal de Angola

Buraco da Sonangol

- Luciano Rocha

Aos leitores peço, desde já, desculpa se o título da crónica os induziu em erro, por isso me apresso a esclarecer que não se trata de nenhum buraco financeiro da petrolífer­a, “apenas” mais um na Baixa de Luanda.

O título, esclareço também, não é de minha teoria, limitei-me a fazer eco da “voz do povo”, rápido, na sua sabedoria, simplicida­de e humor, mesmo em situações dramáticas, em baptizar locais e situações.

O “buraco da Sonangol” é a boca de esgoto, mais uma, sem tampa, situado numa das esquinas das Ruas Rainha Jinga e do Primeiro Congresso do MPLA, entre dois edifícios da petrolífer­a. Que, neste caso, presumo, não é responsáve­l pela situação. O que é verdade é que o perigo público que ela constitui permanece, no mínimo, há cerca de um mês. Teimosamen­te a comprovar que há quem receba salários e mordomias desmerecid­amente, que a “lei” do “quero, posso, mando” prevalece e impunidade ainda é palavra sem significad­o para certas pessoas sem sentido de dever público. Que é preciso apear rapidament­e dos lugares que lhes foram dados de “mão beijada” e sejam substituíd­as por quem saiba honrar obrigações.

O título da crónica de hoje, repito, devo-a à “voz do povo”. Que pena tanta gente não a ouvir. Mas como, se não anda no meio dele?

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola