Jornal de Angola

Feira do livro em Malanje promove autores locais

- Adriano Sapalo | Malanje

Fomentar o gosto pela leitura foi o objectivo da realização de uma Feira Literária, aberta na segunda-feira, na Biblioteca Provincial “Rainha Njinga Mbande”, em Malanje.

Promovida pela Associação dos Naturais e Amigos da Canâmbua “Akwakanamb­wa”, em parceria com a União dos Escritores Angolanos (UEA), a iniciativa inseriu-se nas comemoraçõ­es do primeiro aniversári­o da associação assinalado no sábado e contou apenas com obras de autores naturais de Malanje.

Dos livros escolhidos constam “Rua da Insónia: Um Manifesto de Inquietaçõ­es” de João Tala, “Lápis e Ponta: o Dicionário da Minha Existência”, de Adriano Botelho de Vasconcelo­s, “Sol Sal Seios Sexo” de Conceição Cristóvão, “Marchas da Guerra, Percepção Íntima e outros Fonemas Doutrinári­os”, de Lopito Feijoó, “Pausa” de Cristóvão Neto e “De gravata”, da autoria de Carmo Neto.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, o coordenado­r da feira, Conceição Cristóvão, disse que foram vendidos e autografad­os 300 livros. O responsáve­l lamentou existirem poucos apoios das instituiçõ­es públicas e privadas em actividade­s que ajudem a promover a produção do livro.

Por isso, defendeu, a adopção de políticas de apoio à divulgação de livros, para que o seu acesso seja cada vez mais facilitado aos jovens.

Conceição Cristóvão disse estar prevista a realização de uma excursão às Quedas de Calandula. “Queremos continuar a promover os bons hábitos e explorar as riquezas naturais da região e assim procurar ajudar a publicitar os encantos culturais da província.”

A Associação dos Naturais e Amigos da Canâmbua, criada há um ano, é uma organizaçã­o sem fins lucrativos, focada na realização de acções filantrópi­cas, em prol do bem-estar dos cidadãos da provícnia de e Malanje, com realce para os do bairro da Canâmbua.

 ?? DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Escritor Conceição Cristóvão coordenado­r da feira literária
DOMINGOS CADÊNCIA | EDIÇÕES NOVEMBRO Escritor Conceição Cristóvão coordenado­r da feira literária

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola