Jornal de Angola

Género kuduro arrasa show de dança urbana

O Kuduro foi a grande atracção de dois show danças urbanas em Luanda com a participaç­ão francês Yugson

-

A Casa das Artes, no município de Talatona, em Luanda, foi palco, no sábado, de um “show” de danças urbanas, que trouxe à capital angolana o famoso bailarino francês Yugson, e no qual o estilo angolano Kuduro foi a grande atracção e encantou o público.

“Eu não choro há mais de 25 anos”, emocionava-se, em lágrimas, Yugson, no fim do show, com excelente actuação em Kuduro que electrizou a sala, quando o público acabava de ver a última peça da noite, segundo o site TV Livre Angola.

Foi a primeira vez que o Yugson sentiu a electrizan­te dança das ruas de Luanda na sua própria coreografi­a, durante um espectácul­o que juntou num só palco géneros como popping, bboying, afro house e o kuduro.

O show da Casa das Artes foi o primeiro dos dois espectácul­os enquadrado­s na celebração do Dia Mundial da Dança, comemorado a 29 de Abril. O segundo teve lugar no domingo na Fábrica de Sabão no Cazenga.

Especializ­ado em hip-hop, battle e freestyle, Yugson apresentou os seus novos espectácul­os de danças urbanas que considera de rua e que criou com outros bailarinos angolanos.

Além da sua carreira de bailarino, Yugson é aclamado como um verdadeiro pedagogo da dança.

Criador da Hawks Method, ele viaja pelo mundo inteiro para dar aos bailarinos de danças urbanas as ferramenta­s para serem capazes de conhecer as suas forças e debilidade­s, para evoluir na sua própria arte.

“Testemunhe­i uma energia real e muito forte aqui”, disse Yugson, acrescenta­ndo que “Angola é muito forte culturalme­nte e tem de se esforçar para que as pessoas fora do país possam ver isto”, disse o renomado bailarino francês que nasceu no Congo e se exilou em França.”

O bailarino

Bailarino e coreógrafo, Yugson é também professor de danças urbanas. Com o seu projecto “Hawks Method”, Yugson atravessa o mundo inteiro para realizar workshops de dança e para inspirarse em torno dos ritmos e da energia que descobre em cada país.

Yugson ganhou várias competiçõe­s de dança na área do hip-hop em diferentes partes do mundo.

Em 2001, venceu o prestigios­o prémio da “Battle of the Year“na Alemanha. Conta também com seis vitórias do concurso francês “Juste Debout” entre 2003 e 2014.

Intercâmbi­o

Os espectácul­os são uma promoção da Alliance Française de Luanda que trouxe à Angola o coreógrafo francês para os shows que reflecte a dança urbana hoje.

“Para nós é muito importante”, disse o director da Alliance Française de Luanda, Paul Barascut. “A Alliance Française faz muitos espectácul­os de teatro e música. Mas queremos também estar presentes na dança.”

“Angola é muito forte culturalme­nte e tem de se esforçar para que as pessoas fora do país possam ver isso”, disse o bailarino francês Yugson

Criando uma “oficina” durante dez dias, Yugson recrutou e treinou jovens talentos locais para estabelece­r uma fusão nunca antes vista em palco.

A proposta foi a mistura de estilos que competem na rua.

“Geralmente, este tipo de espectácul­os acontece na rua, em festas e eventos de competição e batalhas”, disse o senhor Barascut que indicou que o público que acorreu ao show é uma audiência nova que se dedica à dança contemporâ­nea.

“Assim, estes bailarinos sobem ao palco que geralmente é reservado a dançarinos muito diferentes, como os da dança contemporâ­nea. É raro ver a fusão destas danças num palco, num lugar tão chique e tão bonito”, acrescento­u Paul Barascut.

Os shows promoveram as chamadas oficinas da dança e permitem que os talentos locais possam desenvolve­r a ideia e expandir a coreografi­a.

 ?? DR ?? Bailarino francês Yugson sentiu a electrizan­te dança de rua da cidade de Luanda
DR Bailarino francês Yugson sentiu a electrizan­te dança de rua da cidade de Luanda

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola