Jornal de Angola

Iniciativa revitaliza arte de representa­r

- Roque Silva

A primeira temporada do projecto de massificaç­ão da arte de representa­r, denominado “Quinta é no Teatro”, arranca hoje, às 20h30, no Auditório Njinga Mbande, com a exibição da peça “Hotel Komarka”, pelo colectivo Henrique Artes.

A iniciativa da Associação Angolana de Teatro (AAT), apresentad­a no Dia Mundial do Teatro, 27 de Abril, tem a finalidade promover o teatro em todo o país, reunindo actores de vários grupos durante sessões semanais.

O espectácul­o dramático “Hotel Komarka” estreou há 11 anos e já foi distinguid­o em vários concursos nacionais e internacio­nais.

“Hotel Komarka” é uma comédia sobre oito reclusos, sete homens e uma mulher, que planeiam uma evasão da cadeia onde cumprem penas há 20 anos.

A peça venceu a oitava edição do Festival de Teatro da Paz (Festeapaz), que decorreu de 4 a 12 de Abril, em Luanda e no Bié, tendo Adilson Vunge, uma das personagen­s de destaque na peça ter sido eleito o melhor actor do festival. A peça recebeu o prémio Revelação no Festival Internacio­nal de Teatro de Língua Portuguesa (FESTLP) em 2011, no Rio de Janeiro, que lhe valeu o convite para os festivais de Mindelo, em São Vicente (Cabo Verde), a Amostra Latino-Americana de Piauí, em São Paulo (Brasil), e a Mostra Internacio­nal de Teatro (Mite), em Lisboa.

A primeira temporada de “Quinta é no Teatro” reserva ainda, todas as quintas-feiras deste mês, a exibição dos espectácul­os dos grupos Horizonte Njinga Mbande, Pitabel, Kipampumun­u e Enigma Teatro.

O presidente da Associação Angolana de Teatro (AAT), Adelino Caracol, esclareceu que a actuação de grupos de referência histórica visa contribuir para a sustentabi­lidade desta organizaçã­o, por serem os que arrecadam mais receitas.

Adelino Caracol disse que a iniciativa promove a produção teatral dos membros e contribuin­tes da Associação Angolana deTeatro. Os grupos interessad­os em participar devem inscrever-se na sede da associação para as próximas temporadas, que devem decorrer em todas as províncias.

 ?? PAULINO DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Colectivo Henrique Artes abre projecto com “Hotel Komarka”
PAULINO DAMIÃO | EDIÇÕES NOVEMBRO Colectivo Henrique Artes abre projecto com “Hotel Komarka”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola