Jornal de Angola

Líder da oposição ameaça expulsar investidor­es chineses

-

Nelson Chamisa, um dos principais líderes da oposição no Zimbabwe, ameaçou expulsar os investidor­es chineses que se encontram no país caso vença as eleições previstas para Junho deste ano.

Ao discursar numa manifestaç­ão para assinalar o Dia do Trabalhado­r, Nelson Chamisa, um dos mais directos concorrent­es de Emmewrson Mnangagwa na corrida para a cadeira presidenci­al, disse que o Zimbabwe não precisa dos chineses e que pode muito bem encontrar melhores investidor­es dentro do continente africano.

Defensor de uma política baseada em relações preferenci­ais com países africanos, Nelson Chamisa, que lidera o principal partido da oposição, o MDC, disse que os chineses são os responsáve­is pela “delapidaçã­o” dos bens do país, sobretudo dos diamantes e do marfim.

“Não podemos dar um passo sem vermos logo chineses, até já estão na construção e na agricultur­a a aproveitar-se das fraquezas do Governo para levarem para o seu país biliões de dólares que poderiam entrar nos cofres de empresas zimbabwean­as”, disse.

“Se eu ganhar as eleições vou dar prioridade aos nossos irmãos africanos para com eles estabelece­rmos parcerias mutuamente vantajosas”, sublinhou. Investidor­es chineses acabaram de assinar acordos com o Governo para a reabilitaç­ão da estação hidroeléct­rica de Kariba, que arranca em Setembro, para as obras de ampliação do aeroporto de Harare, que se iniciam antes do final do ano, e para a construção de um novo edifício onde vai funcionar o Parlamento. Chamisa, com 40 anos de idade, ascendeu a líder do MDC depois da morte de Tsvangirai.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola