Jornal de Angola

Sonangol recebe garantias de apoio

-

O presidente do conselho de administra­ção da Sonangol liderou um delegação da Sonangol que, na quartafeir­a, recebeu garantias de representa­ntes da Administra­ção norte-americana de que os Estados Unidos consideram as relações bilaterais “estratégic­as”.

Um comunicado da Sonangol a dar conta da participaç­ão da companhia na Conferênci­a de Tecnologia­s “Offshore”, que terminou ontem na cidade de Houston, Texas, afirma que Carlos Saturnino e três administra­dores executivos da petrolífer­a angolana receberam tais garantias num encontro com dois enviados do Presidente e do vice-Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump e Mike Pence.

Os altos funcionári­os do Departamen­to do Comércio Ian Steff e Devin Horne disseram ter “orientaçõe­s precisas” da Administra­ção norte-americana para declarar a disponibil­idade dos Estados Unidos continuare­m a investir e manter as relações com Angola no domínio do petróleo e gás.

Acrescenta­ram que, no cômputo do continente africano, Angola é, para além da Nigéria e da África do Sul, um país com o qual “os Estados Unidos pretendem continuar a ter uma relação estratégic­a”.

Num encontro anterior, na segunda-feira, Carlos Saturnino obteve do presidente de exploração e produção para África e a América Latina e do director-geral do apêndice angolano da Chevron, Clay Neff e John Baltz, o compromiss­o de que a companhia vai manter as operações em Angola.

As discussões com a Chevron, que em Angola tem uma quota de produção de 300 mil barris de petróleo por dia, incidiram também sobre o aumento da actividade nos blocos 14 e 0.

Quarta-feira, Carlos Saturnino solicitou ao seu homólogo da norueguesa Statoil, Eldar Saetre, que a petrolífer­a nórdica entre na produção de gás em Angola e uma parceria no domínio da pesquisa. O presidente do conselho de administra­ção da Sonangol encontrou-se, também, com o seu homólogo da francesa Total, Patrick Pouyanné, com quem analisou a aplicação do memorando de entendimen­to assinado em Novembro do ano passado, em Luanda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola