Jornal de Angola

Caminho sem ordem

- Luciano Rocha

O troço rodoviário que vai da Mutamba, atravessa a Rua da Alfândega e desemboca na do Primeiro Congresso do MPLA, junto a um dos edifícios da Sonangol, é, de há muito, das mais nojentas de Luanda.

Nem sequer a circunstân­cia da sede do Governo Provincial estar a dois passos a salva do abandono e desmazelo. O que reflecte bem o desprezo ou a incompetên­cia talvez as duas coisas juntas - a que a está votada a capital do país nos mais diversos aspectos.

O troço, que já mereceu o nome de rua, em pleno centro da Baixa, é agora, caminho “sem lei, nem ordem”, esburacado, com pedaços de asfalto a recordar passado digno não muito distante. Por onde passam - e estacionam - toda a espécie de viaturas, mas, também peões, que os passeios - ou que resta deles - desaparece­ram engolidos por taipais ou falsos zungueiras e zungueiros. Eles, a tentarem impingir artigos de toda a espécie à venda nas lojas próximas! Elas, tudo o que é de comer. Temperado com poeira, moscas. Para não variar, há bancas de tráfico de moeda. A poucos metros de casas de câmbios... Às vezes ,também reguladore­s de trânsito. Sem que se perceba para quê.

O cenário inclui, a escorrer pela via pública, águas putrefacta­s vindas de prédios que já deviam ter sido demolidos, mas continuam a crescer, com ximbecos em cima de telhados.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola