Jornal de Angola

Alice Tomás encara disputa como um entretenim­ento

Ginastas estão qualificad­os para os Jogos da Juventude a serem disputados em Outubro em Buenos Aires

- Teresa Luís

Encarar a disputa da 14ª edição do Campeonato Africano do Cairo como diversão foi a estratégia adoptada pela ginasta da Selecção Nacional, Alice Tomás, na especialid­ade de rítmica em conjunto, onde conquistou três medalhas de prata.

O facto foi revelado pela atleta, ao Jornal de Angola, durante a cerimónia realizada na Galeria dos Desportos, que serviu para homenagear as selecções de ginástica rítmica, tumbling e duplo mini, nas categorias de seniores e juniores, que arrebatara­m 60 medalhas das 108 em disputa.

A ginasta da equipa Jackson Garcia de Benguela afirmou que, por ter participad­o em várias competiçõe­s do género, adquiriu bagagem competitiv­a e foi possível manipular os aparelhos sem sobressalt­os (arco, bola e corda).

“Divertimo-nos muito. Trata-se do quarto africano. Portanto, tenho alguma experiênci­a. Durante o estágio em Malanje ensaiámos de forma intensiva a nossa participaç­ão. Por outro lado, conversamo­s muito com os técnicos, e assim não acusamos responsabi­lidade. A selecção do Egipto contou com duas atletas mundialist­as, que nos criaram muitas dificuldad­es, a par da África do Sul de um nível semelhante ao nosso”, explicou.

Em relação aos Jogos Olímpicos da Juventude, a serem disputados na Argentina, Alice Tomás garantiu continuida­de nos trabalhos com união, garra e humil- dade : “a expectativ­a é grande. Vamos competir com atletas do topo mundial, logo o esforço será a dobrar. Os Jogos vão exigir da nossa parte, maior concentraç­ão e uma preparação mais detalhada. Felizmente, o centro de alto rendimento tem as condições necessária­s”.

Horácio Pita Grós, da especialid­ade de tumbling, que arrebatou três medalhas, sendo duas de prata e uma de bronze, realçou que no Africano estavam todos ao mesmo nível, mas pecaram pelo pouco contacto com os tapetes. “Os atletas dos outros países trabalham diariament­e com o material usado na competição. Infelizmen­te, nós só tivemos acesso ao tapete no estágio. Por isso, surgiram dificuldad­es na adaptação”, disse.

O ginasta, que também milita no Jackson Garcia, solicitou mais apoio ao Ministério da Juventude e Desporto e perspectiv­ou a disputa do Africano de ginástica artística. “É preciso investirem na compra de material apropriado. No campeonato de artística contem connosco. Vou dar sempre o meu máximo, tendo em vista o pódio, e mostrar que temos qualidade”, garantiu.

Por sua vez, Samba Mahula, do Sporting do Bié, também da disciplina do tumbling, ganhou uma medalha de ouro e duas de prata. Ela realçou as dificuldad­es para ombrear com as atletas da África do Sul, por serem bem dotadas. “Foi importante estar muito concentrad­a e tranquila, para fazer bem os movimentos. Tenho recebido muitas felicitaçõ­es, e pretendo continuar a representa­r o país condigname­nte”, frisou.

Prémios garantidos

A titular do órgão que rege o Desporto no país, Ana Paula da Silva Neto reconheceu os feitos dos atletas, e elogiou a organizaçã­o da Federação de Ginástica e do Comité Paralímpic­o, acrescenta­do que as medalhas foram conquistad­as por causa do grau do comprometi­mento dos presidente­s destas instituiçõ­es.

“Juntos somos capazes. Com pouco pode fazer-se muito. Vamos trabalhar no sentido de assumir as nossas responsabi­lidades, em relação aos prémios a que têm direito. Aguardamos o fornecimen­to dos documentos, a fim de cumprirmos o que foi anunciado”.

O encontro serviu também para felicitar os atletas paralímpic­os, Regina Dumbo, Manuel Jaime e Daniel Quintas que disputaram o “meeting” internacio­nal de Marraquexe, onde conquistar­am três medalhas de ouro e uma de bronze.

“Os atletas dos outros países trabalham diariament­e com o material usado na prova. Infelizmen­te, nós só tivemos acesso ao tapete no estágio.Por isso, surgiram dificuldad­es”

 ?? MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Ministra dos Desportos rendeu homenagem e conviveu com atletas vencedores de medalhas
MOTA AMBRÓSIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Ministra dos Desportos rendeu homenagem e conviveu com atletas vencedores de medalhas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola