Jornal de Angola

Rui Mangueira aponta prioridade­s do mandato

-

A captação do investimen­to estrangeir­o britânico público e privado é a tónica dominante do trabalho que o novo embaixador extraordin­ário e plenipoten­ciário de Angola no Reino Unido desenvolve­rá, à luz dos desafios ingentes da diversific­ação da economia de Angola.

Esta disposição foi manifestad­a ontem, em Londres, pelo novo chefe da missão diplomátic­a de Angola no Reino Unido, Rui Mangueira, quando procedia, no palácio de Buckingham, à entrega das cartas credenciai­s à Rainha Elisabeth-II, indica uma nota da Embaixada angolana em Londres.

O momento foi aproveitad­o para as duas individual­idades abordarem o nível de cooperação bilateral entre Angola e o Reino Unido, assim como passar em revista o crucial das negociaçõe­s sobre a saída da Inglaterra do espaço europeu (brexit), cujo desfecho deverá ocorrer em Março de 2019.

Rui Mangueira é quadro diplomátic­o do Ministério angolano das Relações Exteriores e já exerceu diversos cargos de direcção e chefia no Governo, com particular destaque para os de ministro da Justiça e dos Direitos Humanos, secretário de Estado das Relações Exteriores para a integração regional e embaixador extraordin­ário e plenipoten­ciário de Angola nos Emirados Árabes Unidos.

O embaixador fez parte do corpo docente da Faculdade de Direito da Universida­de Agostinho Neto, leccionand­o as cadeiras de Direito Internacio­nal Público e Direito Internacio­nal Privado.

Syanga Abílio no Quénia

Syanga Abílio apresentou ontem ao Presidente do Quénia, Uhuru Kenyatta, as cartas que o acreditam como embaixador de Angola naquele país africano.

Segundo uma nota da Embaixada de Angola no Quénia, Syanga Abílio disse que, depois da apresentaç­ão das cartas credenciai­s, seguese a implementa­ção de uma agenda política e diplomátic­a que se passa por um encontro com a chefe da diplomacia queniana, Monica Juma, e a concentraç­ão de esforços numa acção virada para a diplomacia económica, tirando proveito do facto de o Quénia representa­r a maior economia da África Oriental.

A agricultur­a, que contribui com uma grande fatia no PIB queniano, o turismo e o ambiente, são as áreas eleitas pelo embaixador Syanga Abílio, para dar corpo à necessidad­e de uma cooperação económica activa.

De acordo com a representa­ção diplomátic­a de Angola, no Quénia existe uma comunidade angolana composta por cerca de cem angolanos, entre diplomatas e familiares, estudantes e residentes concentrad­os maioritari­amente em Nairobi.

Syanga Abílio exerce também as funções de embaixador extraordin­ário e plenipoten­ciário na Representa­ção Permanente de Angola junto dos Escritório­s das Nações Unidas em Nairobi.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola