Jornal de Angola

Presidente de Portugal expressa pesar a Filipe Nyusi

-

O Chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, lamentou quinta-feira a morte do líder da Resistênci­a Nacional Moçambican­a (Renamo), Afonso Dhlakama, pela qual expressou o seu pesar ao Presidente de Moçambique, Filipe Nyusi. Numa curta nota, de dois parágrafos, publicada no portal da Presidênci­a da República, citada pela Lusa, Marcelo Rebelo de Sousa “lamenta a morte de Afonso Dhlakama” e “apresenta as suas condolênci­as à família” do presidente da Renamo, referindo que “anos atrás” os dois se encontrara­m em Moçambique.

“Em mensagem enviada ao Presidente Nyusi, o Chefe de Estado expressou o seu pesar pelo faleciment­o do líder da Renamo, partido com assento na Assembleia da República de Moçambique, e interlocut­or privilegia­do nos caminhos do diálogo, da paz e da concórdia neste nosso país irmão”, lêse na mesma nota.

Paz sem retrocesso

O investigad­or português Fernando Jorge Cardoso afastou um retrocesso nas negociaçõe­s de paz em Moçambique após a morte do líder da oposição, mas considerou que a morte de Afonso Dhlakama é “um revés” para a Renamo, sem sucessor natural.

“O processo que Afonso Dhlakama iniciou com o actual Presidente de Moçambique e da Frelimo, Filipe Nyusi, está suficiente­mente consolidad­o para que o machado de guerra seja enterrado de vez”, considerou quinta-feira o especialis­ta em estudos africanos do Centro de Estudos Internacio­nais do ISCTE-IUL, coordenado­r de estudos estratégic­os da organizaçã­o não-governamen­tal Instituto Marquês de Valle Flôr e director-executivo do Clube de Lisboa.

O professor recordou que “está tudo acertado para a integração definitiva dos últimos homens de Dhlakama em serviços públicos e nas forças de defesa e de segurança, e a modificaçã­o das leis eleitorais também está acordada”.

 ?? DR ?? Marcelo Rebelo de Sousa escreveu a Filipe Nyusi
DR Marcelo Rebelo de Sousa escreveu a Filipe Nyusi

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola