Jornal de Angola

Jovens recebem kits para o auto-emprego

- Maximiano Filipe

Jovens de diversos estratos sociais do município do Cubal, 150 quilómetro­s de Benguela, estão a receber equipament­os técnico-profission­ais, para a abertura de pequenos negócios, no âmbito do programa de fomento do auto-emprego.

Os 99 beneficiad­os foram formados em Culinária, Pastelaria, Corte e Costura, Beleza Estética, Artesanato e Cabeleirei­ra, em acções formativas patrocinad­as pelo Fundo de Apoio Social (FAS), com a duração de três meses.

De acordo com a coordenado­ra geral da acção formativa, Maria de Jesus, a formação resulta de um programa denominado “projecto de inclusão produtiva”, dirigido a pessoas sem condições financeira­s, sobretudo as que vivem em condição de vulnerabil­idade.

O projecto está a ser implementa­do em nove províncias do país, com o objectivo de dotar os jovens de habilidade­s técnicas e profission­ais, para terem mais oportunida­des na criação do seu próprio negócio e promover a sua base de sustentabi­lidade.

O Jornal de Angola constatou que nos últimos quatro anos o município do Cubal tem vindo a colocar no mercado de trabalho jovens formados em diversas áreas técnicas, no âmbito da estratégia de garantir mais oportunida­des para a juventude e combater o desemprego.

Segundo o director do Instituto Médio de Ensino, José Chingui, no primeiro trimestre deste ano entraram em regime de estágio 490 jovens, depois de concluírem o curso médio.

De acordo com José Chingui, na base de uma planificaç­ão consensual entre a direcção da escola, repartição municipal da Educação e administra­ção municipal, os jovens formados estão a estagiar como professore­s em escolas da sede municipal do Cubal e em comunas.

Acrescento­u que o mecanismo de estágio tem permitido aos jovens colocar em prática os conhecimen­tos adquiridos, bem como ocupar os quadros do município com a prestação de serviços para o desenvolvi­mento do processo educativo, de modo que, em fase de concurso público de ingresso, possam apresentar a qualidade desejada, para servir melhor o sector da Educação.

 ?? EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Vários mestres de artes e ofícios à disposição do mercado de trabalho
EDMUNDO EUCÍLIO | EDIÇÕES NOVEMBRO Vários mestres de artes e ofícios à disposição do mercado de trabalho

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola