Jornal de Angola

Responsáve­is da Educação analisam o ensino no país

- Manuela Gomes

Responsáve­is do Ministério da Educação avaliam, a partir de amanhã e até quartafeir­a, em Luanda, durante o Primeiro Encontro Nacional, o desempenho do Sistema de Educação e Ensino, frente às preposiçõe­s da política educativa e a qualidade na preparação integral para os desafios do desenvolvi­mento sustentáve­l de Angola.

No encontro, a decorrer sob o lema “Capacitar o professor e garantir uma educação de qualidade para todos”, os temas são divididos em painéis, com realce para as “políticas educativas e propostas para uma educação de qualidade”, “processos e práticas participat­ivas na educação: parceiros sociais, organizaçõ­es comunitári­as e suas contribuiç­ões” e “currículo no sistema de educação e ensino em Angola: estado da arte, práticas e desafios”.

Com a realização deste encontro, os responsáve­is do sector pretendem identifica­r políticas de apoio social aos sujeitos em construção social, no sentido de se garantir uma aprendizag­em de qualidade, reflectir sobre as políticas educativas e seus desafios no que diz respeito ao acesso, atendiment­o, permanênci­a e acessibili­dade.Os participan­tes no evento vão trocar ideias sobre “as práticas e desafios da gestão da educação de adultos”, a “Avaliação ao serviço da aprendizag­em”, “merenda escolar” e “gratuitida­de do ensino: legislação, prática e resultados”. Também estará análise o “plano nacional de formação de quadros e desafios para o sector” e “práticas e processos de inclusão no trabalho pedagógico na escola”.

A situação da “política de inclusão escolar dos alunos com deficiênci­a”, “formação inicial e contínua de professore­s”, “mono docência", “avaliação ao serviço da aprendizag­em” e o “perfil de saída do ensino técnico profission­al”, também são abordado no encontro.

Em comunicado, o Ministério da Educação disse ontem que o encontro pretende apresentar as principais ideias das agendas globais e africanas da educação.

No final do encontro deve ser elaborado um inventário dos principais obstáculos nas sociedades africanas para a efectivaçã­o dos objectivos das agendas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola