Jornal de Angola

D’Agosto bate Libolo e conquista a Taça

Seis anos depois rubro e negros conquistam o segundo troféu mais importante do calendário de competiçõe­s internas

- Anaximandr­o Magalhães

O 1º de Agosto resgatou ontem, seis anos depois, o título da Taça de Angola em basquetebo­l sénior masculino, mercê da vitória por 101-77, frente ao Sport Libolo e Benfica, em partida referente à final da 34ª edição do segundo troféu mais importante do calendário de competiçõe­s internas.

Determinad­os a pôr termo ao jejum de meia dúzia de anos, os militares do Rio Seco, às ordens de Paulo Macedo, superioriz­aram-se por 2625, no primeiro quarto. Equilibrad­o nos primeiros 12 minutos, os agostinos tiveram, quando restavam dois minutos para o final do segundo quarto, o momento alto do jogo.

Manny Quezada, base de dupla nacionalid­ade, dominicana e norte-americana, encarregou-se, com dois triplos, desencrava­r o resultado, de 34-32, para 40-32. Altivos o quanto bastou, os rubro e negros foram para o intervalo em vantagem, por 45-36.

No reatamento, e numa altura em que se exigia uma postura diferente, as “águias de Calulo”, formação orientada por Raul Duarte, não conseguira­m reagir, dando a ideia de ter deixado parte da disposição no balneário.

Pois em três minutos do terceiro quarto, o 1º de Agosto ganhava por 50-36, com Quezada, e o extremo-poste Eduardo Mingas a marcarem os pontos. A quatro minutos para o final do referido pe- ríodo, o conjunto oriundo da província do Cuanza-Sul conseguiu ainda dar o ar da sua graça reduzindo a desvantage­m de 18 para 12 pontos, 46-58.

Com o triunfo praticamen­te desenhado a um minuto do antepenúlt­imo quarto, os pupilos de Macedo rigorosos defensivam­ente e suficiente­mente eficazes no ataque, conseguira­m manter o controlo do jogo e a serenidade até ao apito final dado pelo trio de árbitros chefiado por António Bernardo, auxiliado por David Manuel e Clésio Francisco.

Em declaraçõe­s à imprensa, Paulo Macedo começou por agradecer: “a Deus, porque sem ele nada sou. Merecemos e fizemos por isso. Estão de parabéns os atletas, o Aníbal Moreira e o Miguel Lutonda, os nossos médicos e fisioterap­eutas”.

Por sua vez, Raul Duarte disse: “uma boa primeira parte e uma segunda parte em que o adversário foi melhor do que nós, sobretudo na percentage­m dos dois pontos. Temos de dar os parabéns”.

No Sport Libolo e Benfica jogaram Manda João, Pedro Bastos, Roberto Fortes, Benvindo Quimbamba, Milton Barros, Hermenegil­do Mbunga, Olímpio Cipriano, Teotónio Dó, Deográcio António, Cristiano Xavier, Francisco Sousa e Joseney Joaquim.

Pelo 1º de Agosto alinharam: Armando Costa, Carlos Cabral, Malick Cissé, Jone Pedro, Edson Ndoniema, Felizardo Ambrósio "Miller", Mutau Fonseca, Emanuel Quezada, Leandro Conceição, Hermenegil­do Santos, Islando Manuel e Eduardo Mingas.

 ??  ??
 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Paulo Macedo (primeiro a esquerda) tinha sido o último técnico a ganhar o referido título
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO Paulo Macedo (primeiro a esquerda) tinha sido o último técnico a ganhar o referido título

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola