Jornal de Angola

Angola disputa africano de ginástica na Namíbia

Combinado nacional procura o apuramento para os Jogos Olímpicos da Argentina, a decorrer em Setembro deste ano

- Teresa Luís

Xavier Bernardo e Domingos Monteiro são os atletas que integram a Selecção Nacional de ginástica artística que disputa a partir de hoje até 14 do corrente, o Campeonato Africano, que decorre na cidade namibiana de Swakopmund.

Garantir a qualificaç­ão para os Jogos Olímpicos da Juventude, de 6 a 18 de Outubro, com palco na cidade de Buenos Aires, Argentina, é o objectivo do grupo às ordens de Agostinho Sungo. Inicialmen­te, oito ginastas deviam representa­r o país na prova continenta­l, questões de ordem financeira e académica inviabiliz­aram a partida dos demais.

OJornal deAngola apurou, junto do presidente da Federação Angolana da modalidade (FAG), Auxílio Jacob, que apesar da contraried­ade a meta da selecção mantém-se.

“Infelizmen­te, não conseguimo­s o dinheiro. Os três atletas partiram via Cunene.

Horácio Pitta Grós,

A nossa missão no Egipto foi muito onerosa. Ainda assim, temos grandes hipóteses de medalhar”, disse confiante.

Segundo o dirigente fede- rativo, outro inconvenie­nte foi o facto dos campeonato­s serem disputados em datas próximas: “antes da prova do Cairo, os atletas ficaram cerca de um mês a trabalhar no Centro de alto rendimento de Malanje e ficaram impossibil­itados de fazer as provas. Por isso, os pais também fizeram pressão no sentido de darem atenção aos estudos”.

Horácio Pitta Grós, o mais referencia­do no grupo, disse estar motivado para ganhar medalhas. “Contem connosco. Vamos dar sempre o nosso máximo com vista ao pódio e mostrar que também temos qualidade para lá estar, por isso trabalhamo­s”, frisou o atleta.

Falham os ginastas, Semba Mahula, Angelina Elias, Pedro Sakapueva, Albino Celestino, Retene Magalhães. Na última presença no africano de 2014, Angola conquistou quatro medalhas de ouro, duas de prata e três de bronze.

De realçar, que na semana passada, 22 atletas disputaram o africano de ginástica rítmica, tumbling e duplo mini, em que conquistar­am 60 medalhas, seis de ouro, 26 de prata e 28 de bronze, nas categorias de juniores e seniores. As selecções qualificar­am-se para os Jogos Olímpicos da Juventude.

“Infelizmen­te, não conseguimo­s o dinheiro. Os três atletas partiram via Cunene. A nossa missão no Egipto foi muito onerosa. Ainda assim, temos grandes hipóteses de medalhar”

 ?? JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? O mês passado, no Egipto, a equipa conquistou sessenta medalhas, e ocupou o segundo lugar
JOSÉ SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO O mês passado, no Egipto, a equipa conquistou sessenta medalhas, e ocupou o segundo lugar

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola