Jornal de Angola

Surto de sarna afecta mais de mil pessoas

- Carlos Paulino | Menongue

O chefe de Departamen­to de Saúde Pública e Controlo de Endemias no Cuando Cubango, Ntima Mandawele, recomendou às pessoas afectadas pelo surto de sarna na província a fazer tratamento com a pomada Lauroderme e ampicilina em cápsula ou injectável, “como o método mais eficaz para o combate da doença”.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Ntima Mandawele revelou que a província tem 1.200 pacientes com sarna, doença que assola a região desde o primeiro trimestre do ano em curso. “Estamos a aconselhar os doentes afectados com sarna a utilizarem Lauroderme e ampicilina, ao contrário da pomada de benzoato de benzila que está a ser distribuíd­a actualment­e. O Lauroderme é o mais indicado para este tipo de doença, só que não faz parte do pacote de medicament­os adquiridos pelo Ministério da Saúde”, disse Ntima Mandawele.

No Cuando Cubango, a maioria dos casos foi detectada em Menongue, com maior incidência nos bairros Novo, Lumeta e Boa Vida. Os municípios do Cuchi e Cuito Cuanavale também estão afectados. “O surto de sarna no Cuando Cubango surgiu em Janeiro, mas atingiu proporções alarmantes no mês passado, porque as pessoas afectadas preferiram fazer o tratamento em casa”, disse o responsáve­l.

Ntima Mandawele disse que a falta de higiene, em muitos casos provocada por ausência de saneamento básico, é a principal causa da origem da sarna. “Por este facto, apelamos constantem­ente às populações, particular­mente das zonas rurais, para não descurarem as medidas de precaução da doença”, frisou. “Face a esta situação preocupant­e as autoridade­s sanitárias intensific­aram as campanhas de sensibiliz­ação portaa-porta sobre a prevenção e o combate à sarna e outras patologias, no quadro do projecto de Informação, Educação e Comunicaçã­o (IEC) a nível de todas as comunidade­s da província”, informou.

A responsáve­l pela Saúde Pública no Cuando Cubango disse que a população deve dirigir-se à unidade sanitária mais próxima quando tiver os primeiros sintomas de sarna, “evitando a auto-medicação ou tratamento tradiciona­l que muitas vezes piora o quadro clínico das pessoas com uma certa enfermidad­e”.

 ?? NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cidade de Menongue é das mais afectadas da província
NICOLAU VASCO | EDIÇÕES NOVEMBRO Cidade de Menongue é das mais afectadas da província

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola