Jornal de Angola

Selecção feminina Sub-17 faz rodagem no provincial

Grupo acumula experiênci­a e ritmo competitiv­os em confrontos regulares com equipas de seniores

- Armindo Pereira

A Selecção Nacional feminina Sub-17 de basquetebo­l defronta amanhã, às 9h00, no pavilhão 28 de Fevereiro, a equipa do Interclube A, em partida referente à primeira jornada da segunda volta do Campeonato Provincial sénior, no quadro da sua preparação para o Mundial da categoria, a disputar-se em Julho próximo, na cidade de Minsk, Bielorrúss­ia.

O grupo às ordens de Elisa Pires, coadjuvada por Irene Guerreiro, realiza hoje duas sessões de treino, no anexo II da Cidadela. Na quarta-feira, para a última jornada da primeira volta, a equipa perdeu diante do 1º de Agosto B, por 55-33, um resultado que ainda não espelha o potencial das “meninas”, de acordo com a selecciona­dora.

Elisa Pires acredita que a disparidad­e nos resultados vai passar a ser menor a partir da segunda volta, pois a evolução das jogadoras tem sido notória a cada partida.

“A primeira volta serviu de experiênci­a para as jogadoras. Estou confiante de que, na segunda e terceira voltas, o grupo vai reduzir o fosso existente. A cada sessão de treino nota-se claramente uma melhoria na prestação nos jogos do provincial. Isso acaba por ser um indicativo para a equipa técnica. Vamos marcar mais pontos e sofrer menos”.

Os treinos físicos, enquadrado­s no primeiro mesociclo de preparação, estão concluídos. O grupo deixou de fazer trabalhos diariament­e na areia da praia, e passou a fazer manutenção desta componente às segundas, quartas e sexta-feira.

Com isso, a selecção dispõe de mais tempo para a realização dos trabalhos de campo, onde o destaque recai para o aprimorame­nto das tácticas ofensiva e defensiva, segundo a treinadora Elisa Pires.

“Vamos encontrar equipas com outra cultura de basquetebo­l, muito diferente da nossa. Ao realizar jogos com equipas seniores, vamos ficar mais próximo daquilo que se pretende. Isso aumenta o grau de dificuldad­es, mas em contrapart­ida vamos ter um grupo capacitado para responder às exigências do Campeonato do Mundo”, analisou Elisa Pires.

Os trabalhos estão a ser realizados em dois períodos, de segunda à sexta-feira, no anexo II da Cidadela, e aos sábados, no Multiusos do Kilamba. O “cinco” nacional tem agendado para o próximo mês a participaç­ão em dois torneios internacio­nais, na Rússia, e um terceiro ainda por confirmar.

O combinado nacional vai disputar a fase preliminar, do Campeonato do Mundo de Sub-17, inserido no Grupo D, juntamente com as similares da Austrália, actual campeã mundial, Letónia e Canadá.

Na estreia, Angola defronta dia 21 de Julho, a similar da Austrália, seguindo-se o Canadá no dia 22, encerrando a fase preliminar com a Letónia, isto no dia 24. As dezasseis selecções passam para os oitavos-de-final.

Elisa Pires acredita que a disparidad­e nos resultados vai passar a ser menor a partir da segunda volta, pois a evolução das jogadoras tem sido notória em cada partida

 ?? JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Cinco nacional cumpre hoje mais uma sessão de treino antes de jogar com o Interclube
JOSÉ COLA | EDIÇÕES NOVEMBRO Cinco nacional cumpre hoje mais uma sessão de treino antes de jogar com o Interclube

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola