Jornal de Angola

Nove mil inquilinos das centralida­des devem rendas ao Fundo Habitacion­al

- Madalena José

Cerca de 50 por cento dos inquilinos das centralida­des do Kilamba e do Sequele, em Luanda, não paga as rendas mensais devidas ao Estado, denunciou ontem o presidente da Comissão Executiva do Fundo de Fomento Habitacion­al, Hermenegil­do Gaspar. De acordo com o responsáve­l, o Fundo de Fomento Habitacion­al controla nas duas centralida­des nove mil apartament­os, arrendados maioritari­amente a funcionári­os públicos

O novo presidente da Comissão Executiva do Fundo de Fomento Habitacion­al (FFH) declarou ontem, em Luanda, no acto de posse, que 50 por cento dos inquilinos das habitações do Estado não pagam, anunciando um mecanismo de retenção de rendimento­s nos bancos, para obrigar os incumprido­res a observarem os contratos.

Hermenegil­do Gaspar apontou nove mil apartament­os das centralida­des do Kilamba e Sequele, em Luanda, entregues a funcionári­os públicos, metade dos quais não paga a renda resolúvel apesar dos descontos feitos pelo Estado.

O responsáve­l declarou que, para reduzir o elevado número de pagamentos em falta, o Fundo vai trabalhar com os bancos, obrigando-os a fazer as retenções das prestações dos inquilinos em falta.

Hermenegil­doGasparan­unciou que o grupo Horizonte Kora Angola, contratado para a construção de habitações para o Estado, está entregar habitações nas províncias do Huambo e Bié, num processo que se prevê que venha a acelerar este ano.

O FFH é uma entidade encarregue de zelar pela execução da política habitacion­al do Estado, tendo uma comissão executiva que faz a gestão corrente e tem um conselho estratégic­o formado pelos ministros das Finanças e do Ordenament­o do Território e Habitação, bem como pelo Governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Archer Mangueira, Ana Paula de Carvalho e José de Lima Massano.

O novo Conselho de Administra­ção do Fundo propõe, como principais estratégia­s, melhorar o processo de pagamento das prestações pelos inquilinos pela via do aperfeiçoa­mento dos sistemas informátic­os de controlo e inteirar-se da situação daqueles serviços, as acções imediatas e as preocupaçõ­es dos inquilinos.

Além de Hermenegil­do Gaspar, foram empossados Adilson Silva e Rafael Lopes, como vogais, Osvaldo Macaia e Hernani Sanata como vogais do conselho fiscal da Comissão de Mercado de Capitais (CMC) e outros responsáve­is do Ministério das Finanças.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Bancos vão ser introduzid­os na solução da inadimplên­cia
PAULO MULAZA | EDIÇÕES NOVEMBRO Bancos vão ser introduzid­os na solução da inadimplên­cia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola